Matinal News

SSP garante já ter identificado participação de pessoas do RS em atos golpistas

Change Size Text
SSP garante já ter identificado participação de pessoas do RS em atos golpistas

O secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Sandro Caron, confirmou ao Sul21 que a pasta já identificou pessoas do RS que “atuaram na logística e dando suporte e apoio logístico ao transporte” para terroristas irem à capital federal no domingo. Conforme ele, a Polícia Civil investiga o caso, em sigilo. “A estratégia é dar todo apoio à polícia do Distrito Federal e também seguirmos com as investigações do que ocorreu no Rio Grande do Sul”, afirmou Caron, que classificou os atos como “banditismo”. Um levantamento da Agência Pública apurou que dos 86 veículos identificados pela Polícia Federal com participação nos atos em Brasília, dois partiram do RS.

Leite e demais governadores encontram Lula, defendem democracia e prometem responsabilizações  No dia seguinte às cenas de destruição na Praça dos Três Poderes, o presidente Lula recebeu 23 governadores – entre eles Eduardo Leite – e quatro representantes dos demais chefes dos Executivos estaduais para uma reunião no Palácio do Planalto. O encontro, que também contou com a presença de autoridades como a presidente do STF, ministra Rosa Weber, e o procurador-geral da República, Augusto Aras, foi marcado pela defesa à democracia. O presidente destacou o empenho na responsabilização das depredações da véspera: “Não vamos ser autoritários com ninguém, mas não seremos mornos com ninguém. Vamos investigar e vamos chegar a quem financiou”. Leite, que falou representando os estados do Sul, prestou solidariedade pelos danos e reiterou o respeito ao resultado das urnas. Ele ainda salientou que criou um gabinete de crise para identificar participantes e financiadores dos atos. Ao fim da reunião, o grupo desceu a rampa do Planalto e visitou a sede do STF.

O que pensam os senadores gaúchos sobre os atos golpistas – Dos três atuais senadores do Rio Grande do Sul, além de Hamilton Mourão (Republicanos), eleito em outubro passado, apenas Paulo Paim (PT) condenou de forma veemente os atos golpistas do último domingo, classificando-os como “terrorismo”. O Matinal checou as manifestações dos três atuais parlamentares, além do ex-vice-presidente e futuro senador gaúcho. No âmbito municipal, o prefeito de Porto Alegre Sebastião Melo (MDB) salientou que a democracia abre espaço para a divergência das ideias, mas não a cenas de vandalismo. Depois de sua gestão evitar a remoção do acampamento golpista no Centro, ele prometeu atuar em parceria com o Estado.


Ato pela democracia reúne milhares em Porto Alegre e pede prisão de Bolsonaro

Convocada por movimentos sociais, sindicatos e partidos de esquerda, uma manifestação a favor da democracia reuniu milhares de pessoas na segunda-feira em Porto Alegre. O ato começou por volta das 18h na Esquina Democrática e, cerca de uma hora depois, rumou para o Largo Zumbi dos Palmares, onde terminou sem registros de confusões.

Ao longo do trajeto, a cobrança foi contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O grupo marchou entoando cânticos como “Sem anistia / e sem perdão / o povo quer / Bolsonaro na prisão” e “Ô, Bolsonaro / seu arregão / tu vais voltar / pro Brasil de camburão”.

Políticos e pessoas ligadas à esquerda, nos discursos, repudiaram a tentativa de golpe orquestrada pela extrema-direita em Brasília no domingo e defenderam o governo Lula.

A manifestação começou a dispersar por volta das 20h, ao chegar no Largo Zumbi dos Palmares. A Polícia Militar não soube dimensionar o tamanho do protesto. Questionado pelo Matinal, Claudir Nespolo, diretor da Central Única dos Trabalhadores, estimou em 25 mil o número de manifestantes.

Veja a cobertura sobre o ato


Outros links:

  • O deputado estadual Gaúcho da Geral (PSD) foi confundido com os autores do ataque em Brasília no domingo. Ele desmentiu o fato e defendeu punição a “qualquer ato que fere os princípios democráticos”.
  • O senador Luis Carlos Heinze (PP) também veio a público desmentir suposta participação no ato de domingo. Informação foi veiculada pelo vereador Leonel Radde (PT), que acusou ainda a vereadora Fernanda Barth (PSC) de estar em Brasília, fato negado pela parlamentar, que estava em Porto Alegre.
  • Em Panambi, bolsonaristas tentaram impedir equipe da RBS TV de registrar imagens de ato. Homem deu um soco em carro da reportagem da afiliada da TV Globo e hostilizou repórter.
  • Em 2022 a Cesta Básica de Porto Alegre teve alta de 12,11%, o equivalente a 92 reais. Os produtos que mais pesaram no bolso foram a batata (49,02%), a farinha de trigo (35,78%), e a banana (31,37%).
  • Apenas 450 dos 690 ônibus de Porto Alegre que possuem ar condicionado estão circulando com ele ligado. Segundo a prefeitura, os ônibus tem apresentado instabilidade ao ligar os aparelhos e há dificuldade em fazer os reparos necessários.
  • Em uma semana, quase 60 mil contribuintes já quitaram o IPTU em cota única em Porto Alegre. Quem pagar até 8 de fevereiro garante desconto.
  • O Hospital Presidente Vargas e a Santa Casa precisam de doações de leite materno. Para doar, é preciso estar saudável e amamentando, além de estar produzindo leite em excesso.
  • A 6° Operação Verão já salvou mais de 300 pessoas nesta temporada. Até agora há um registro de óbito em Nova Tramandaí, mais de 8 mil lesões por queimadura de água viva e 545 pessoas encontradas.
  • O IFRS abriu ontem inscrições para o processo seletivo especial de ingresso de estudantes indígenas em cursos técnicos e superiores de graduação.
  • Juremir entrevista o imortal Antônio Carlos Secchim em sua coluna especial de hoje. Assinantes ainda têm acesso a novos comentários do jornalista sobre os atos de domingo, além de uma palavra em homenagem ao maior artilheiro do Vasco.

O delírio

O editor da Matinal News, Tiago Medina, ataca de cronista hoje para nos contar de um delírio coletivo que gostaríamos que fosse meramente fictício. Veja um trechinho a seguir:

Agora, era tudo questão de tempo, coisa de 72 horas, talvez. Aguardava. Forças estrangeiras, indignadas com o que aconteceu no Brasil, restabeleceriam a ordem e a dignidade, quiçá até os bons costumes. Seriam equipes mandadas pelos líderes internacionais, esses de alta patente e de sobrenome cheio de consoantes. Esses que lutam contra o globalismo e que ficaram alarmados como o viram. Esses que jamais permitiram que a bandeira do Brasil se tornasse vermelha.

Leia a crônica completa aqui (🔒).


Cultura

“Nossa Senhora do Nilo” antecipa tragédia de Ruanda

Foto: Pandora Filmes

Partindo das experiências pessoais da escritora tutsi Scholastique MukasongaNossa Senhora do Nilo (2019) leva ao cinema as origens do genocídio que provocaria mais de 800 mil mortes em Ruanda em 1994. Dirigido por Atiq Rahimi, o filme tem como cenário principal a escola do título – um colégio interno católico situado no alto de uma colina para meninas da elite ruandense. Vivendo isoladas do mundo, pouco sabem o que está acontecendo em seu país, até que a realidade bate à porta. Leia a resenha de Roger Lerina.

Agenda (🔒)

No Porto Verão Alegre (PVA), às 20h, a atriz Angela Dippe apresenta o espetáculoAos 60 – Uma Aventura Hormonal da Puberdade à Menopausa na Casa de Cultura Mario Quintana.

Instituto Ling sedia a programação do Cine Soar, exibindo o filme Beira-Mar com música ao vivo do Bando Celta, às 20h. (PVA)

Às 21h, no Bar Ocidente, o Sarau Elétrico tem Nei Lisboa como convidado.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa


Você viu?

A ONG Guerreiros dos Girassóis atua desde 2019 para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social em Porto Alegre. Mas em vez de fazer uma doação direta de roupas, livros e outros materiais que recebe, a organização atua de forma diferente: troca esses objetos por tampinhas de garrafa pet. Essas tampinhas funcionam como uma moeda com a qual é possível “comprar” itens. A Guerreiros dos Girassóis destina as  tampinhas a outra ONG especializada em construir bicicletas para pessoas com deficiência. Novas doações serão aceitas a partir de março, quando a entidade volta do recesso, às quartas-feiras, das 9h às 15h, na Rua Dona Augusta, 486, no bairro Menino Deus.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.