Matinal News

Terreno público em frente ao BarraShopping deve receber complexo poliesportivo como contrapartida

Change Size Text
Terreno público em frente ao BarraShopping deve receber complexo poliesportivo como contrapartida Foto: Giulian Serafim/PMPA

 O terreno localizado na área pública entre a escolinha de futebol do Grêmio e o Iate Clube Guaíba, na região da orla de Porto Alegre situada no bairro Cristal, já tem um novo destino delineado. O local deve abrigar um centro poliesportivo, com atividades náuticas, atracadouro, quadras de areia e beach tennis, conforme adiantou a GZH o secretário municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm. Não existe esboço do projeto arquitetônico – antes da concretização do complexo, que é contrapartida para a construção de um bairro privativo na região, a Multiplan quer enfatizar atendimentos a entidades assistenciais dos bairros Cristal e da Vila Cruzeiro. As obras devem começar apenas em 2024.

Especialista aponta falta de transparência no cálculo da tarifa de ônibus da capital – Na última sexta-feira, o prefeito Sebastião Melo (MDB) anunciou a manutenção da tarifa de ônibus em Porto Alegre nos atuais 4,80 reais. Segundo o prefeito, a tarifa técnica calculada seria de 5,70 reais – a diferença será bancada pelo Executivo. Para garantir a manutenção do preço, o repasse às empresas de ônibus deve chegar a 124 milhões de reais. Desde que começou a subsidiar o transporte, em 2021, a prefeitura deixou de divulgar informações relevantes, afirmou ao Sul21 o economista André Augustin, pesquisador do Observatório das Metrópoles. Apesar de ter detalhado a composição da tarifa técnica – como os 2,15 reais referentes ao custo das empresas com pessoal e 2,08 de custos variáveis (diesel, pneus, peças, etc) –, o município vem sonegando dados que antes estavam acessíveis ao público. O pesquisador cita como exemplo o cálculo da depreciação da frota e outros documentos que permitiam fiscalizar se as empresas estavam cumprindo com regras do edital, como instalar ar-condicionado nos coletivos.

Deputados instalam Frente em defesa do Cais Mauá público – Foi lançada nesta semana a Frente Parlamentar em Defesa do Cais Mauá Público, na Assembleia Legislativa. Idealizada pela deputada Sofia Cavedon (PT), a iniciativa contou com o apoio de 20 deputados do PT, PCdoB, PSOL, PDT, MDB, Podemos, Republicanos e PL. O grupo pretende dar continuidade à discussão sobre alternativas autossustentáveis para a revitalização do espaço. A frente deve promover uma audiência pública. Contrária à privatização do espaço, Sofia Cavedon afirmou que a frente é “um esforço para que o governo escute” a população. Uma das bandeiras do grupo são as parcerias público-comunitárias, “uma modelagem que exige intervenções arquitetônicas mais singelas, mas atende às questões de valorização do patrimônio público e do espaço comum”, conforme explica a copresidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), Clarissa Oliveira.

Metas para o clima no RS são distantes, avaliam especialistas – A agenda verde se tornou uma bandeira do terceiro governo de Lula, que nomeou Marina Silva como ministra do agora rebatizado Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). A proposta de Marina é tornar o combate ao colapso climático uma preocupação de todos os ministérios. O Rio Grande do Sul também lançou uma série de ações e estipulou metas para reduzir as emissões de gases do efeito-estufa. O desafio maior é mensurar as emissões, o que hoje não é feito. Mas especialistas ouvidos pelo Austral consideram as metas longínquas e irreais, considerando que Eduardo Leite conclui seu segundo mandato em 2026, e o objetivo de zerar emissões é 2050. Francisco Milanez, da Agapan, e Paulo Brack, da UFRGS, avaliam que a situação exige planos emergenciais e uma revisão das práticas agrícolas. O governo Leite flexibilizou a lei de agrotóxicos e os isenta de ICMS, o que favorece seu uso em lavouras.

Outros links:

  • Porto Alegre libera vacina bivalente contra a covid para pessoas maiores de 18 com comorbidades.
  • Caminhada no Centro Histórico marcou o dia de mobilização nacional pela revogação do Novo Ensino Médio e por paz nas escolas. O ato também defendeu a universalidade da passagem escolar na capital, retirada pela prefeitura em 2021.
  • Câmara aprova por unanimidade mudanças no processo de reajuste da tarifa de táxi em Porto Alegre. Agora o pedido não precisa mais passar por assembleia da categoria. Veja outras alterações.
  • Após reunião com Lula, o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, anunciou comitê municipal de enfrentamento à violência nas escolas. Como presidente da Associação Brasileira de Municípios, ele vai orientar demais prefeitos a replicar a medida.
  • A propósito, um levantamento da agência Lupa, em parceria com a FGV, apontou ação coordenada de desinformação sobre ameaças falsas pós-ataques em escolas. Governo federal criou o canal Escola Segura para denúncias.
  • A semana Fashion Revolution acontece de 22 a 29 de abril no mundo todo. Em Porto Alegre, as atividades serão realizadas no sábado, na Casa de Cultura Mario Quintana. A programação conta com mostra de marcas e projetos sustentáveis, oficinas e brechós. 
  • Por seu incentivo à pesquisa, a professora Flávia Twardowski, diretora do IFRS-Osório, recebeu o prêmio Mulheres Brasileiras que Fazem a Diferença da embaixadora dos EUA no Brasil, Elizabeth Frawley Bagley.
  • “Uma parte de mim transborda. A outra parte se encolhe.” Na crônica de hojeJuremir Machado faz um mergulho interno em busca de suas (in)definições.  

Carta da Editora

Por que cobrimos o Fórum da Liberdade

Quando Jair Bolsonaro foi para o segundo turno em 2018, muita gente ficou surpresa. O ex-capitão cresceu como figura relevante na política numa onda, paradoxalmente, antipolítica, já que ele próprio fazia parte do sistema havia quase três décadas como deputado federal. 

Quem já acompanhava os movimentos da extrema direita no país não se surpreendeu com a vitória de Bolsonaro, que surfou ainda na maré da desinformação das redes sociais, usada como estratégia para chegar diretamente ao eleitor em uma campanha que já não dependia mais de tempo de TV. 

A antropóloga Rosana Pinheiro-Machado era uma dessas pesquisadoras que alertava para a possibilidade de Bolsonaro se tornar presidente do Brasil. E é ela quem reafirma hoje: Bolsonaro perdeu as eleições de 2022 para Lula, mas o bolsonarismo, fenômeno que aglutinou a extrema direita no Brasil, está muito longe de acabar.

Depois da tragédia que foi a gestão Bolsonaro nas mais variadas áreas, muita gente que o apoiou tenta se distanciar do seu nome, mas mantém vivas as mesmas pautas do ex-capitão. Muitas dessas pessoas estiveram reunidas em Porto Alegre na semana passada, quando Porto Alegre foi palco do Fórum da Liberdade. 


Leia aqui o editorial completo, assinado pela editora-chefe Marcela Donini.


Cultura

Agenda

Hoje
Com direção de Patrícia Fagundes, o espetáculoCabaré do Amor Rasgado, da Cia. Rústica, estreia na Zona Cultural – conheça o espaço –, hoje e amanhã, às 20h.

Sexta-feira (21/4)
A partir das 14h30, 15 fanfarras de quatro estados tocam na Praça da Matriz, abrindo as apresentações do 3º Honk!POA, que segue até domingo – confira a programação completa e a matéria sobre o festival que será enviada à tarde na News do Roger.

Sábado (22/4)
Às 23h30, no Bar Opinião, a banda Vera Loca apresenta o álbum Mais que na Hora.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.


Você vai?

Quer sair da cidade nos próximos feriados, mas não tem muito tempo (nem muito dinheiro) para passeios elaborados? Um bate e volta pode ser uma boa opção: GZH sugere quatro destinos próximos da capital para passar o dia com a família ou os amigos. Os roteiros atendem a todos os gostos – de turismo de cachoeiras a caminhadas pelo Vale Germânico.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.