Matinal News

TRE-RS cassa mandato de Bobadra por abusos eleitorais

Change Size Text
TRE-RS cassa mandato de Bobadra por abusos eleitorais Vereador Alexandre Bobadra. Foto: Cristina Beck/CMPA

Por seis votos a um, o Tribunal Regional Eleitoral cassou ontem o mandato do vereador Alexandre Bobadra (PL). Ele havia sido denunciado por uma série de abusos eleitorais, como o fato de sua campanha ter recebido mais dinheiro do partido na época de sua eleição, além de ter aparecido mais tempo na propaganda eleitoral do que seus então correligionários – o parlamentar se elegeu pelo PSL, que depois formou o União Brasil junto ao DEM. Os autores da ação alegam que o vereador, na condição de presidente municipal da sigla, promoveu “concentração inédita de recursos em sua própria campanha, inviabilizando a competitividade de seus correligionários”. Apesar da decisão desta terça, Bobadra não se torna inelegível. O TRE, que considerou nulos os votos destinados a Bobadra, fará um recálculo dos quocientes eleitorais e partidários, o que ocasionará uma mudança na composição da Câmara. Bobadra ficou sabendo da decisão enquanto participava de uma homenagem ao ex-deputado federal Deltan Dallagnol, também cassado, na Câmara. A Casa informou que “quando notificada da decisão oficial atuará para cumpri-la como a lei determina”.

Prefeitura lança programa de habitação para famílias com renda de até 4 mil reais – A Prefeitura de Porto Alegre vai destinar 15 mil reais a famílias com renda de até 4 mil que queiram adquirir imóveis com valor máximo de 235 mil reais. O montante será concedido a fundo perdido e a construção precisa ser nova. O anúncio foi feito ontem durante o lançamento do programa Mais Habitação – Compra Compartilhada, que deve beneficiar mil famílias na capital. Serão priorizados grupos familiares chefiados por mulheres, com alguma pessoa com autismo, residentes em áreas de risco e mulheres vítimas de violência. Mais detalhes sobre o cadastramento dos interessados serão divulgados nos próximos dias. De acordo com o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, André Machado, a iniciativa se diferencia do Minha Casa, Minha Vida principalmente por estar voltada a um público com renda um pouco superior ao perfil dos beneficiados pelo programa federal. Machado afirmou ainda que um futuro edital pode contemplar a compra de imóveis usados.

Mais de dois meses após anúncio de rescisão, consórcio mantém coleta de lixo – Embora a Prefeitura tenha anunciado, no começo de junho, a intenção de rescindir o contrato, o consórcio Porto Alegre Limpa segue com a coleta de lixo nos contêineres, presente em cerca de 20% da Capital. Procurada pela Rádio Guaíba, a empresa diz que ainda não acabou o prazo de análise de recurso contra o rompimento de contrato, anunciado após várias falhas no serviço. O município chegou a lançar um edital em caráter emergencial, no começo de julho, mas a empresa vencedora desistiu, alegando dificuldade para instalar 6 mil contêineres no prazo de 60 dias. A companhia baiana Meta Ambiental Serviços de Limpeza Urbana, segunda colocada na disputa, afirmou estar pronta para assumir o serviço, mas a prefeitura informou que o processo está sendo avaliado internamente e não há data para chamar a nova empresa.

Demolição de casas libera terreno para ampliação do HPS – Começou ontem a demolição de casas na Rua José Bonifácio para a ampliação do Hospital de Pronto Socorro. Os imóveis, que até alguns anos atrás recebiam operações comerciais, haviam sido desapropriados pela Prefeitura em prol da reforma no HPS. Planejada há cerca de 20 anos, a ampliação teve o projeto aprovado pelo Conselho do Plano Diretor no ano passado. O futuro espaço deverá ser usado para suprir demandas como conter as lotações dos centros clínicos de Porto Alegre e oferecer serviços mais completos à população, enquanto a emergência seguirá no mesmo local que funciona hoje. As obras dependem da liberação de recursos por parte do município. Conforme a prefeitura, o HPS atende cerca de 350 pessoas por dia, sendo 25% de fora de Porto Alegre.

Empresa envolvida na morte de Beto Freitas se autopromove como antirracista – A Cordialle, antiga Vector, contratante dos seguranças que espancaram João Alberto Freitas até a morte em 2020, tem usado estratégias de combate ao racismo como campanhas de marketing. O que a empresa não conta é que as medidas fazem parte do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com a Defensoria Pública do Rio Grande do Sul um ano após o assassinato de Beto em uma unidade do Carrefour em Porto Alegre. O acordo não admite que as práticas antirracistas sejam usadas para autopromoção da companhia, conforme destaca reportagem da Alma Preta. A Defensoria já pediu esclarecimentos para a Cordialle. Beto foi morto na véspera do Dia Nacional da Consciência Negra, em 19 de novembro de 2020, em uma unidade do Carrefour na capital gaúcha. Dois anos depois, a justiça definiu que vão a júri popular os seis réus pela sua morte.


Outros links:

  • Morreu a atriz Léa Garcia, aos 90 anos, de infarto, em Gramado. Ela estava na serra para receber o Troféu Oscarito no Festival de Cinema.
  • A homenagem, que seria adiada, foi realizada ontem a pedido da família. O filho de Léa, Marcelo Garcia, recebeu o troféu pela mãe: “A Léa vive, ela está aqui, ela vai continuar”, discursou.
  • Junho registrou o maior fluxo de desembarques internacionais no Salgado Filho desde o início da pandemia. Desde janeiro, cerca de 83 mil passageiros de outros países desembarcaram, aumento de 66% em comparação ao mesmo período em 2022.
  • O apagão que atingiu vários estados do Brasil na terça deixou ao menos 942 mil clientes sem energia elétrica no RS. As duas concessionárias que atendem o Estado garantem que o fornecimento já foi normalizado.
  • Por unanimidade, deputados aprovaram a indicação de Marcelo Spilki, ex-secretário de Leite, para compor o conselho da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados, a Agergs.
  • O cargo estava vago desde abril, quando Luiz Afonso Senna saiu criticando o governo. Suas opiniões foram respaldadas pelo presidente da Associação dos Servidores Efetivos do órgão, Sérgio González.
  • A concessionária que administra a Freeway iniciou outra etapa das obras entre os kms 74 e 88 da rodovia, entre Porto Alegre, Cachoeirinha e Gravataí. A meta da CCR Via Sul é concluir o serviço antes do final do ano.
  • A prefeitura de Torres protocolou na Câmara de Vereadores a proposta do novo plano diretor do município, sem a polêmica proposta de ampliar o limite de altura de prédios na orla da Praia Grande.
  • Juremir Machado comenta Casa Vazia, longa de Giovani Borba que tem cenas feitas em Palomas, terra da sua infância.

Cultura

Árabes e israelenses ensaiam o convívio em “Uma Noite em Haifa”

Synapse Distribution/Divulgação

Os sonhos e frustrações, afinidades e contradições entre árabes e israelenses convivendo juntos formam o panorama humano pintado emUma Noite em Haifa (2020). Concorrente ao Leão de Ouro no Festival de Veneza, o mais recente filme do cineasta israelense Amos Gitai entrelaça as histórias de diversos personagens que se cruzam em um clube na cidade portuária de Haifa. Leia a resenha de Roger Lerina.

Agenda

Às 10h, a Sala Oliveira Silveiraespaço que abrigará o acervo pessoal do poeta, será inaugurada na Faculdade de Educação da UFRGS

Farol Santander apresenta a exposiçãoArmadilha para Capturar Sonhos, de Siron Franco, com curadoria de Gabriel Pérez-Barreiro.

Às 16h, a Sala Redenção exibe Rasga Coração (2018), seguida de bate-papo com o diretor Jorge Furtado.

O psicanalista Abrão Skavutzky, o escritor Breno Serafini e o cartunista Santiago celebram o conversam sobre a obra de Millôr Fernandes, às 19h, na Sala Álvaro Moreyra.

Às 20h, a Orquestra de Câmara da Ulbra realiza concerto no Farol Santander, apresentando a Pequena Serenata Noturna, de Mozart.

No Farol Santander, às 20h, os violonistas Marcos Araújo e Thiago Colombo (com Daniel Wolff e Leonardo Winter) dão início ao XIV Festival de Violão da UFRGS

Às 20h, Bem Gil e Moreno Velosocantam no Theatro São Pedro.

Veja a agenda completa


Você viu?

Uma tamanduá-bandeira de 12 anos, chamada Kiara, tem um novo lar: o Zoológico de Sapucaia do Sul. A fêmea, que morava no Zoológico de Catanduva, em São Paulo, veio ao RS para formar casal com Gumercindo, um macho da mesma espécie, que hoje está ameaçada de extinção. A iniciativa está alinhada às diretrizes do Plano de Ação Nacional para a Conservação do tamanduá-bandeira, tatu-canastra e tatu-bola, coordenado pelo Instituto Chico Mendes (ICMBio). Neste primeiro momento, porém, o casal vai ficar separado. Nos próximos dias, Kiara deve passar por um processo de adaptação antes de ser introduzida ao novo lar.

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.