Reportagem

Piratini confirma leilão do Cais Mauá com único proponente

Change Size Text
Piratini confirma leilão do Cais Mauá com único proponente Leilão do Cais Mauá foi remarcado para fevereiro de 2024 | Foto: Leonardo Lopes / CMPA

O governo do estado confirmou a realização do leilão de concessão do Cais Mauá para a manhã desta terça-feira, na B3, em São Paulo. Apenas um consórcio, liderado por uma empresa com capital social declarado de R$ 10 mil, apresentou proposta. Caso o contrato seja assinado, o vencedor administrará a área por 30 anos e se responsabilizará por investimentos de R$ 353,3 milhões. 

Apenas duas empresas compõem o consórcio que se credenciou para a disputa do leilão: a Spar, apontada como líder da associação, e a Credlar Empreendimentos Imobiliários. Segundo a Central de Licitações do governo do estado, o grupo foi considerado apto na manhã desta segunda-feira, após análise da documentação requerida. Cerca de duas horas depois, o Piratini confirmou à imprensa a realização do certame. 

Segundo o edital, dentre os documentos a serem analisados estava a garantia da proposta. O concessionário será responsável pela reforma de 12 armazéns históricos em uma extensão de quase três quilômetros entre a Usina do Gasômetro e a Rodoviária de Porto Alegre, no que compreende uma área de 181,2 mil metros quadrados.  

O leilão desta terça será a terceira tentativa de conceder o Cais Mauá desde que a atual modelagem de negócio foi apresentada, em novembro de 2021. As duas anteriores terminaram com leilão deserto – em outra oportunidade, o certame tinha sido postergado antes da data de apresentação de propostas. 

O atual edital passou por alterações, que ocorreram ao longo de 2023. Dentre elas, conforme apontou o Coletivo Cais Cultural Já em nota ainda no ano passado, estão o aumento do tempo entre a assinatura de contrato e a conclusão das reformas nos armazéns, que agora poderão chegar a cinco anos; a redução de 90 para 30 dias por ano do uso dos armazéns por parte do estado; além da negociação de índices construtivos. 

Para o coletivo, formado por pesquisadores ligados à UFRGS, o edital “mantém um conjunto de garantias pelo Estado, tornando o investimento isento de riscos”, porém segue com “inconsistências jurídicas” em seu conteúdo.

Melo acompanhará leilão

O prefeito Sebastião Melo (MDB) e o vice Ricardo Gomes (PL) embarcaram nesta segunda para São Paulo, onde acompanharão o leilão. Presidente da Câmara, o vereador Mauro Pinheiro (PL) permanecerá à frente do executivo até a noite desta terça. A prefeitura, desde o início do projeto, demonstrou apoio à concessão do Cais Mauá.

Gostou desta reportagem? Garanta que outros assuntos importantes para o interesse público da nossa cidade sejam abordados: apoie-nos financeiramente!

O que nos permite produzir reportagens investigativas e de denúncia, cumprindo nosso papel de fiscalizar o poder, é a nossa independência editorial.

Essa independência só existe porque somos financiados majoritariamente por leitoras e leitores que nos apoiam financeiramente.

Quem nos apoia também recebe todo o nosso conteúdo exclusivo: a versão completa da Matinal News, de segunda a sexta, e as newsletters do Juremir Machado, às terças, do Roger Lerina, às quintas, e da revista Parêntese, aos sábados.

Apoie-nos! O investimento equivale ao valor de dois cafés por mês.
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Gostou desta reportagem? Ela é possível graças a sua assinatura.

O dinheiro investido por nossos assinantes premium é o que garante que possamos fazer um jornalismo independente de qualidade e relevância para a sociedade e para a democracia. Você pode contribuir ainda mais com um apoio extra ou compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! Faça login e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.