Reportagem

Melo admite não ter informações sobre as vítimas fatais das enchentes em Porto Alegre

Change Size Text
Melo admite não ter informações sobre as vítimas fatais das enchentes em Porto Alegre Conforme Melo, Defesa Civil do RS centraliza as informações sobre vítimas | Foto: Giulian Serafim / PMPA

O prefeito Sebastião Melo (MDB) reconheceu nesta quinta-feira não ter detalhes sobre as mortes registradas pela Defesa Civil estadual em Porto Alegre causadas pelas enchentes. Até o balanço das 18h, eram quatro óbitos, mesmo número da véspera. As duas primeiras vítimas foram registradas na terça-feira pelo órgão estadual. 

“Essa questão é estrita à Secretaria de Segurança, do governo do estado. Nós mesmo não sabemos qual a região”, afirmou Melo. “Foi dito para nós que são quatro mortes de Porto Alegre, mas não disse qual a localidade. É um processo complexo. Se tivesse toda a informação já daria, mas está restrita ao IML e à Secretaria de Segurança.” 

À Matinal, a Defesa Civil informou que não disponibilizaria maiores detalhes no momento. Nesta quinta-feira, o órgão passou a publicar não apenas a quantidade de óbitos, como as cidades onde ocorreram – a desta quinta está disponível neste link

Das quatro vítimas já contabilizadas na capital, a única já identificada é Vilmar Enar Lozado. Não foi comunicada a idade que ele tinha. Ao todo, o RS já contabiliza 107 mortes relacionadas às enchentes, além de 134 desaparecimentos.

Prefeitura irá desmontar passarela para passagem de caminhões

Na mesma coletiva, Melo anunciou que a passarela de pedestres sobre a Rua da Conceição, próximo à Rodoviária, será demolida para viabilizar a passagem de caminhões no acesso provisório que está sendo instalado no local. De acordo com o prefeito, a medida é necessária para que caminhões com suprimentos passem no local. 

“Trata-se de uma questão de engenharia”, justificou. A prefeitura trata a ligação da Castelo Branco com o Centro como um “corredor humanitário”. No local, pedras rachão estão sendo colocadas em uma área de aproximadamente 300 metros de extensão. Será uma pista única operando um sentido por vez. 

A estrutura começou a ser desmontada ainda na noite desta quinta e a conclusão deve ocorrer nesta sexta-feira. Quando for reconstruída, sinalizou Melo, ela terá uma altura maior do que a atual. 

Guaíba reduz de 5m pela primeira vez na semana

Em Porto Alegre, o número de abrigados chegou a 13,1 mil. Eles estão acomodados em 140 estruturas diferentes pela cidade. Os moradores de Porto Alegre foram diretamente afetados pela cheia do Guaíba, que chegou a 5,33m no último domingo – a cota de inundação no centro é de 3m. Esta quinta, dia 9, foi o primeiro dia desde sábado que o lago baixou dos 5m. À noite, o nível estava em 4,86m. 

As condições meteorológicas, no entanto, são desfavoráveis e sugerem uma nova elevação a partir do fim de semana. Conforme o Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da UFRGS, no repique por conta da chuva e vento, o Guaíba poderia retornar ao patamar do pico desta cheia. 

“Considerando ainda a elevada duração prevista e possibilidade de repiques da cheia, recomenda-se ainda atenção nas áreas de risco, atenção especial a população desalojada e ações imediatas na busca de soluções para restabelecimento de infraestruturas de serviços essenciais como abastecimento d’água e manejo de resíduos sólidos”, considerou o IPH, nesta quinta. 


E-mail: [email protected]

Gostou desta reportagem? Garanta que outros assuntos importantes para o interesse público da nossa cidade sejam abordados: apoie-nos financeiramente!

O que nos permite produzir reportagens investigativas e de denúncia, cumprindo nosso papel de fiscalizar o poder, é a nossa independência editorial.

Essa independência só existe porque somos financiados majoritariamente por leitoras e leitores que nos apoiam financeiramente.

Quem nos apoia também recebe todo o nosso conteúdo exclusivo: a versão completa da Matinal News, de segunda a sexta, e as newsletters do Juremir Machado, às terças, do Roger Lerina, às quintas, e da revista Parêntese, aos sábados.

Apoie-nos! O investimento equivale ao valor de dois cafés por mês.
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Gostou desta reportagem? Ela é possível graças a sua assinatura.

O dinheiro investido por nossos assinantes premium é o que garante que possamos fazer um jornalismo independente de qualidade e relevância para a sociedade e para a democracia. Você pode contribuir ainda mais com um apoio extra ou compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! Faça login e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.