Reportagem

Prefeitura recomenda evacuação do Sarandi; pesquisadores alertam para rompimento iminente

Change Size Text
Prefeitura recomenda evacuação do Sarandi; pesquisadores alertam para rompimento iminente Porto Alegre enfrenta a pior inundação do Guaíba | Foto: Ricardo Stuckert / Palácio do Planalto

O início da tarde deste domingo foi marcado por um novo boato nas redes sociais sobre o rompimento do dique no bairro Sarandi – o que, em seguida, foi negado pela prefeitura. Conforme a comunicação do município, houve um novo extravasamento no local, situação que se repete desde a véspera, mas não rompimento: “As equipes trabalharam intensamente nos últimos dias para elevar o nível da estrutura, com enchimentos e pedras. Os técnicos seguem no local e a prefeitura está com uma força-tarefa para acolher as famílias da região”, disse a nota. Entretanto, às 16h20, o DMAE, por meio de sua conta no Instagram, publicou nova nota alertando que “a região pode ser inundada a qualquer momento”. A publicação informa que é “urgente que todos os moradores do bairro Sarandi deixem suas casas”.

Mesmo sem ter sido rompido, o momento é de perigo. À Matinal, o Instituto de Pesquisas Hidrológicas (IPH) da UFRGS considerou a situação gravíssima e recomendou a evacuação do bairro, um dos mais populosos de Porto Alegre. “Com o extravasamento descontrolado existe risco de rompimento por erosão a qualquer momento. A população do bairro Sarandi (e região) deve buscar abrigo em regiões mais elevadas, evitando circulação próximo do dique, imediatamente”, ressaltou o IPH, às 15h20, ainda antes do anúncio de evacuação da prefeitura.

Na manhã deste domingo, o nível do Guaíba chegou a 5,30m. Às 13h45, a régua apontava uma leve redução, em 5,28m. Ao meio-dia deste domingo, o IPH alertava para uma cheia duradoura, com o nível d’água em torno ou acima de 5 metros por mais quatro dias. “As principais preocupações agora são a duração dos níveis elevados e as possibilidades de repiques em função de novas chuvas ou efeito do vento”, diz o informe do IPH. Não havia previsão de vento sul, que represa o Guaíba, para os próximos dias.

Fonte: IPH

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), recomendou que quem tenha condições de sair de Porto Alegre, o faça, por conta das águas. Ao Jornal do Comércio, ele reiterou que não existe uma previsão sobre quando o abastecimento de água será retomado na cidade. Segundo o Dmae, de seis estações de tratamento de água, quatro (Ilhas, Moinhos de Vento, São João e Tristeza) estão paradas e as outras duas (Menino Deus e Belém Novo) operam com a capacidade reduzida.


E-mail: [email protected]

Gostou desta reportagem? Garanta que outros assuntos importantes para o interesse público da nossa cidade sejam abordados: apoie-nos financeiramente!

O que nos permite produzir reportagens investigativas e de denúncia, cumprindo nosso papel de fiscalizar o poder, é a nossa independência editorial.

Essa independência só existe porque somos financiados majoritariamente por leitoras e leitores que nos apoiam financeiramente.

Quem nos apoia também recebe todo o nosso conteúdo exclusivo: a versão completa da Matinal News, de segunda a sexta, e as newsletters do Juremir Machado, às terças, do Roger Lerina, às quintas, e da revista Parêntese, aos sábados.

Apoie-nos! O investimento equivale ao valor de dois cafés por mês.
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Gostou desta reportagem? Ela é possível graças a sua assinatura.

O dinheiro investido por nossos assinantes premium é o que garante que possamos fazer um jornalismo independente de qualidade e relevância para a sociedade e para a democracia. Você pode contribuir ainda mais com um apoio extra ou compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! Faça login e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.