Reportagem

PT de Porto Alegre reabre debate sobre pedido de filiação de Marcelo Sgarbossa

Change Size Text
PT de Porto Alegre reabre debate sobre pedido de filiação de Marcelo Sgarbossa Sgarbossa voltou à Câmara sem estar filiado a nenhum partido | Foto: Gabriel Ribeiro / CMPA

Vereador teve volta ao partido barrada após pedido de suplentes. Executiva fará novas reuniões sobre o caso semana que vem

O processo de impugnação da filiação do vereador Marcelo Sgarbossa será reiniciado na executiva municipal do PT de Porto Alegre. Atendendo a um pedido do parlamentar, o diretório vai reabrir o caso, ouvindo os argumentos dele, em reunião na próxima segunda-feira. O objetivo dos petistas é resolver a questão ainda em fevereiro.

Na última semana, a executiva da Capital havia decidido acatar os pedidos dos suplentes a vereador Adeli Sell e Everton Gimenis pela impugnação da filiação de Sgarbossa, que tentava retornar ao partido às vésperas de ser empossado na Câmara – ele foi alçado à condição de titular da vaga depois de ter ficado como suplente do PT nas eleições de 2020, por conta das saídas de Laura Sito e Leonel Radde, eleitos deputados estaduais. Desde o pleito de 2020 para cá, contudo, trocou de partido.

“Houve um erro processual na interpretação do estatuto, que dizia da questão do direito de defesa”, comentou a presidente do PT de Porto Alegre, Maria Celeste de Souza, ao Matinal. Conforme ela, em uma nova reunião, a executiva vai abrir espaço para os argumentos do vereador. Num segundo encontro, Adeli e Gimenis também terão a oportunidade de se manifestar. Só depois de ouvidas as partes que então o diretório deve tomar uma decisão – cujo resultado poderá ser contestado nas instâncias estadual e federal do partido.

“Queremos resolver isso rapidamente, não queremos protelação, inclusive porque de qualquer forma está mantida a decisão da vaga para o PT: como ele se encontra sem partido, temos 30 dias para requerer a vaga (na Câmara) para o PT”, explicou Celeste. “Precisamos ter celeridade no processo.”

Passada uma semana da primeira decisão de impugnar a filiação de Sgarbossa, de acordo com ela, o assunto permanece dividindo os correligionários: “Sem novos argumentos, a votação municipal permaneceria a mesma hoje”, projetou Celeste, em referência ao placar apertado da reunião anterior.

Saída em 2022 motiva pedido

Diante da situação, Sgarbossa foi empossado vereador na última semana sem estar ligado a algum partido. Militante do PT havia mais de 15 anos, o advogado trocou a sigla pelo PV em 2022. Segundo ele, o motivo principal seria uma “missão” para ajudar no apoio dos verdes à candidatura de Edegar Pretto ao Governo do Estado – versão contestada pela presidente do PT em Porto Alegre.

Por conta da saída, Adeli Sell e Everton Gimenis protocolaram pedido de impugnação da filiação de Sgarbossa, o que foi aprovado pela executiva na semana passada. Caso seja mantida, a decisão pode levar Sgarbossa a perder o mandato de vereador, por conta do entendimento da Justiça de que a vaga pertence ao partido em eleições proporcionais. Desta forma, Adeli assumiria como vereador e Gimenis ficaria com a primeira suplência da bancada.

Gostou desta reportagem? Garanta que outros assuntos importantes para o interesse público da nossa cidade sejam abordados: apoie-nos financeiramente!

O que nos permite produzir reportagens investigativas e de denúncia, cumprindo nosso papel de fiscalizar o poder, é a nossa independência editorial.

Essa independência só existe porque somos financiados majoritariamente por leitoras e leitores que nos apoiam financeiramente.

Quem nos apoia também recebe todo o nosso conteúdo exclusivo: a versão completa da Matinal News, de segunda a sexta, e as newsletters do Juremir Machado, às terças, do Roger Lerina, às quintas, e da revista Parêntese, aos sábados.

Apoie-nos! O investimento equivale ao valor de dois cafés por mês.
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Gostou desta reportagem? Ela é possível graças a sua assinatura.

O dinheiro investido por nossos assinantes premium é o que garante que possamos fazer um jornalismo independente de qualidade e relevância para a sociedade e para a democracia. Você pode contribuir ainda mais com um apoio extra ou compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! Faça login e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.