a palavra é | Parêntese

Cláudia Laitano: Influencer

Change Size Text
Cláudia Laitano: Influencer
“Vocês sabem que somos governados por um influencer, né? Jair não trabalha, não faz nada, vive postando nas redes sociais e caçando polêmica.” (@TiagoVoltaire, no Twitter, em 28 de abril) Definição: Pessoas, personagens, marcas ou grupos que se popularizam nas redes sociais produzindo conteúdo e criando uma audiência massiva que acompanha cada uma de suas publicações. Um “digital influencer” que atinge a marca de muitos milhares (ou milhões) de seguidores atrai a atenção de anunciantes interessados na audiência segmentada e altamente engajada que eles oferecem.Há influencers para todos os gostos – da magrela natureba que anuncia marcas de cereais ao adolescente que faz palhaçada e conta piadas, passando por intelectuais, filósofos malucos e políticos. O sucesso de um infuencer não é medido pela qualidade do conteúdo que produz, mas pelo número e engajamento dos seus seguidores. Quem usou: “Assunto do último fim de semana, Gabriela Pugliesi foi motivo de comentários negativos ao dar uma festa com amigos sem se importar com as regras de distanciamento social determinada pela situação de pandemia que o mundo se encontra devido ao novo coronavírus. A digital influencer voltada para vida fitness tem mais de 4,4 milhões de seguidores no Instagram, rede social que usou tanto para documentar a festa, quanto para fazer um pedido de desculpas públicas pelo acontecido, após as críticas recebidas na web. Na tarde de ontem, ela desativou o perfil na rede social. ‘Os influenciadores têm um papel importantíssimo nesse momento de dar bom exemplo, divulgar e, não só isso, mas viver isso. Hoje tem muito influenciador que se preocupa em gerar o conteúdo que não é um conteúdo da realidade de vida dele. Isso vai dar problema a longo prazo, porque a pessoa vai se comprometer. Ela vai falar, gravar e lá na frente, se aquilo não for verdadeiro, vai ficar exposto em algum momento. Então, acho que vale muito o influenciador pregar o que vive. Porque, infelizmente, no mercado digital o nome pode acabar do dia para a noite’, avalia João Mendes, especialista em mercado digital.” (Correio Braziliense, 28 de abril) “Alguns influencers ainda não entenderam que a vida deles mudou. A nossa também mudou, claro. Mas essas são pessoas que vivem basicamente de ostentar seu estilo de vida, cheio de festas, viagens, selfies com rosto colado, eventos milionários. A profissão deles é mostrar que eles têm uma vida maravilhosa e nos causar inveja. Ou era. Até que chegou o coronavírus.  Festas glamourosas, super fotografadas e postadas em redes sociais, não devem acontecer antes de existir uma vacina, o que especialistas de todo mundo dizem que não vai acontecer esse ano. Com muito otimismo, quem sabe ano que vem. Então não existe previsão para que um evento reúna tipo mil pessoas, não é seguro. A época é de distância social, então, você não vai poder fazer festa de turma ou com a BFF. Acabou…” (Nina Lemos, no Universa, em 28 de abril)  “Influencers que aderiram a uma brincadeira no Instagram estão provocando a fúria de seguidores. Tudo porque elas estão […]

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

ASSINE O PLANO ANUAL E GANHEUM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHEUM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.