Crônica

100 razões para mandar uma carta por via postal

Change Size Text
100 razões para mandar uma carta por via postal

Prólogo

Minha porção conservadora insiste em usar o correio tradicional, enviando cartas que invariavelmente são respondidas por via eletrônica ou por aplicativos que permitem o envio daquelas figurinhas que foram batizadas pelo admirável mundo novo como “emoticons”. Persistindo na via anacrônica, dia desses sugeri a uma amiga uma troca de correspondências por via postal por conta do seu amor pela literatura epistolar e eu achei que dessa vez iria dar certo. Ela aceitou a ideia como uma ideia maravilhosa, ainda que não pudesse deixar de ver também algo de ridículo na proposta.  

Agradecido pela sinceridade, não pude deixar de valorizar a parte negativa da resposta. Passando por cima do adjetivo “maravilhoso”, fiquei com a menção ao ridículo a me beliscar a alma. Sou assim desde sempre. Às vezes serve para algo porque desencadeou uma ideia maluca. Pensei em responder – por carta- a esta amiga alinhando algumas possibilidades mostrando que o correio tradicional levaria vantagem sobre as mensagens eletrônicas.

  Inicialmente pensei em listar umas dez, reconhecendo a dificuldade que a forma postal de comunicação teria para competir num mundo onde a velocidade e o instantâneo são deuses que não deixam margem a concorrência. Porém o desafio me absorveu de tal forma e com tamanha intensidade que ao cabo de uma semana e depois de tremendos esforços mentais eu tinha elaborado uma lista de cem vantagens da utilização do correio tradicional. 

[Continua...]

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

RELACIONADAS
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.