Crônica

Aqui na gringa #9

Change Size Text
Aqui na gringa #9 Foto: Arquivo pessoal

Num dos primeiros dias de aula aqui em Princeton, neste semestre, tive uma experiência estranha. Estava dentro do ônibus, a caminho da universidade – ônibus elétrico, zero barulho, em circuito interno ao campus – e a horas tantas comecei a ficar irritado porque o bicho não saía do lugar. Estávamos numa parada, mas tá, já tinha passado o tempo adequado de esperar. O que era?

Olhei pelo corredor para a frente do veículo e me dei conta: era simplesmente uma faixa de pedestres. Uma faixa de pedestres que não parava de receber novos pedestres. Eles vinham de um lado e de outro, entre duas quadras localizadas no campus. Gente a pé, de bicicleta, de patinete motorizado, de skate motorizado; gente sozinha, gente aos pares; gente, gente, gente. 

Publicidade

Eram alunos retornando à rotina das aulas, e era um momento perto do meio-dia. Final de turno, virada de turno – essa gente aqui praticamente não almoça, aliás o pessoal come mal mesmo, mete uma pizza, um hambúrguer, um sanduba, e era isso. Sem tempo. Tudo ao contrário da lógica que no Brasil ainda temos (por quanto tempo?), de dar um tempo para comer, tomar um café, respirar, e depois retomar o serviço. 

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

RELACIONADAS
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHEUM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHEUM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.