Crônica

As coisas que aprendi nos discos

Change Size Text
As coisas que aprendi nos discos

Até os seis anos eu achava que minha mãe era Elis Regina. 

Explico: eu sempre a ouvia cantar Fascinação como se fosse um ritual sério. Ela conduzia um respirar diferente, entonava cada nota, com exatidão de diamante. Deduzi – dada a minha imensa inteligência e exuberante perspicácia – que a cantora que eu ouvira na fita cassete era, por óbvio, ela mesma. Entre um movimento e outro, ela devia escapar para fazer seus shows. Se os músicos eram seres humanos, era razoável concluir que aqueles que prendem a roupa no varal possam, de vez em quando, subir ao palco. 

Minha indústria cultural era democrática, porque era minha. Naquela época havia a classe média baixa. E as crianças desse grupo não sonhavam com a fama dos likes, das views e do sonho. Fantasiar o que os artistas tinham ou faziam não era exatamente fácil. Tínhamos acesso a quem eles eram por uma parte muito pequena da vitrine. Nossos sonhos de consumo eram de rápida descrição: uma lamborghini, que vimos estampada em uma das cartas do Super-trunfo; uma casa com piscina, que observávamos, à distância, quando saíamos da escola e o carro do proprietário manobrava para adentrar a garagem. A riqueza era um acontecimento impossível. E a fama, se viesse, viria com coisas que não conhecíamos ao certo, porque havia um sentimento de profunda diferença entre o que éramos e aquilo que os ricos eram.  

[Continua...]

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

RELACIONADAS
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.