Crônica

O Dostoiévski dos Pampas

Change Size Text
O Dostoiévski dos Pampas

Peço desculpa ao caro leitor para fugir a uma regra básica do Jornalismo, a de ser parcimonioso nos adjetivos. De preferência, não usar nenhum, dizem os manuais de redação. É impossível, porém, traçar o perfil de alguém com prenome Divino dessa forma. Mais ainda se vier depois o sobrenome Fonseca. 

Isso porque o jornalista que une esses dois nomes levava como apelido aquele que talvez seja o maior e mais absoluto “adjetivo” para um profissional das letras. Era chamado por colegas de Dostoiévski dos Pampas.

Natural de Barra do Ribeiro, Divino Fonseca viveu desde muito jovem em Porto Alegre, com uma rápida passagem por São Paulo. Formado na UFRGS, trabalhou na extinta Folha da Tarde, em Zero Hora, nas sucursais gaúchas da revista Placar, no auge da publicação mais popular sobre futebol, e do jornal Lance!

[Continua...]

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

RELACIONADAS
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.