Crônica

O mundo ou o mundo segundo José Falero, Parte 2 – O Postão

Change Size Text
O mundo ou o mundo segundo José Falero, Parte 2 – O Postão Foto: Google Maps

Eu nunca havia ido ao Postão da Cruzeiro. Eu o conhecia, entretanto, pelas notícias, que sempre tinham a ver com criminalidade: ou algum bandido, após confronto com a polícia, havia sido levado até lá ou então havia ocorrido algum acerto de contas dentro do próprio local. Ao descer do Uber, percebi que o Postão ficava no limite da entrada de uma “vila braba”, denominação essa que minha família sempre usava para se referir a qualquer comunidade carente. Eu usava chinelos e levava o meu livro do Falero na mão. Eu o estava lendo com calma, degustando cada crônica como quem come os últimos pedaços de sua comida preferida.

Quando entrei no posto, fui envolvido por uma atmosfera, como dizer?, triste. Não: tristeza não é uma boa palavra. Não há palavra capaz de escrever aquele misto de estrutura precária, pessoas pobres e doenças. 

Após uma pequena fila, apresentei meu documento, informando que eu tinha traumatologista às 13h. Ganhei uma pulseira da moça do guichê, que me orientou a voltar e entrar pelo portão à minha direita. Um segurança com expressão tensa me olhou, conferiu minha pulseira e abriu uma enorme grade de ferro para que eu passasse. 

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

RELACIONADAS
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.