Crônica

O mundo ou o mundo segundo José Falero, Parte 2 – O Postão

Change Size Text
O mundo ou o mundo segundo José Falero, Parte 2 – O Postão Foto: Google Maps

Eu nunca havia ido ao Postão da Cruzeiro. Eu o conhecia, entretanto, pelas notícias, que sempre tinham a ver com criminalidade: ou algum bandido, após confronto com a polícia, havia sido levado até lá ou então havia ocorrido algum acerto de contas dentro do próprio local. Ao descer do Uber, percebi que o Postão ficava no limite da entrada de uma “vila braba”, denominação essa que minha família sempre usava para se referir a qualquer comunidade carente. Eu usava chinelos e levava o meu livro do Falero na mão. Eu o estava lendo com calma, degustando cada crônica como quem come os últimos pedaços de sua comida preferida.

Publicidade

Quando entrei no posto, fui envolvido por uma atmosfera, como dizer?, triste. Não: tristeza não é uma boa palavra. Não há palavra capaz de escrever aquele misto de estrutura precária, pessoas pobres e doenças. 

Após uma pequena fila, apresentei meu documento, informando que eu tinha traumatologista às 13h. Ganhei uma pulseira da moça do guichê, que me orientou a voltar e entrar pelo portão à minha direita. Um segurança com expressão tensa me olhou, conferiu minha pulseira e abriu uma enorme grade de ferro para que eu passasse. 

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

RELACIONADAS
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHEUM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHEUM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.