Editorial | Revista Parêntese

Parêntese #204: Meio Ambiente | Artes Visuais | Teresa Poester |”Redenção” | A vida e a vida de Áurea e mais

Change Size Text
Parêntese #204: Meio Ambiente | Artes Visuais | Teresa Poester |”Redenção” | A vida e a vida de Áurea e mais Foto: Magda Ehlers/Pexels

Na edição de hoje, Diego Grando resenha o novo livro de poesias de Marco de Menezes, Os ternos de Charlie Parker e outros poemasLuís Augusto Fischer explora o passado da escritora Mary Rowlandson, mulher norte-americana que publicou um livro em 1682, tempo em que Porto Alegre, como a conhecemos hoje, ainda nem existia. Juremir Machado da Silva conversou com Daniel Camargos, um dos diretores do filme que acompanha a cobertura de imprensa da procura por Dom Phillps e Bruno Pereira e que será exibido hoje, no CineBancários, às 10h30.

Da Conferência de Estocolmo à Eco 92, do mercúrio misturado na fórmula do creme bronzeador aos corantes do sacolé, de Mariana e Brumadinho até a Braskem afundando Maceió. Que outros avisos não prestamos atenção? É o que a crônica de Maria Silvia Camargo nos faz pensar. Ainda sobre meio ambiente, Ana Carolina da Silva Carvalho, Fabiana Fetzer da Silveira e Olga Garcia Falceto relatam a experiência do encontro Re(eco)nectar, que realizou a limpeza da orla de Belém Novo, no domingo passado (03/12). 

Após uma visita à exposição Christina Balbão – Muito Além do Silêncio, em cartaz no MARGS, Jandiro Koch levanta a discussão sobre a pauta LGBTQIAPN+ no meio artístico, que, conforme o autor, é muitas vezes velada ou até vetada. 

Trazemos ainda duas entrevistas com artistas. Mariana Luiza foi a única brasileira a ter um filme selecionado na mostra competitiva de documentários imersivos do Festival Internacional de Documentários de Amsterdam (IDFA) – o maior festival mundial dedicado ao gênero. Conversamos com ela sobre a instalação Redenção, uma resposta poética e contra colonial ao embranquecimento imposto à sociedade brasileira. 

Às vésperas do lançamento do livro que refaz o percurso artístico de Teresa Poester, Eduardo Veras conversa com a artista sobre seus processos de criação. O evento de apresentação da obra acontece na quarta-feira, 13/12, às 19h, no Centro Cultural da UFRGS. 

Para fechar, mais um capítulo na vida de Áurea. No folhetim de Claudia Tajes, a personagem principal curte o dia no Olímpico com a melhor amiga e tem uma surpresa ao voltar para casa.

Boa leitura! 

ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.