Ensaio

A língua de Saramago

Change Size Text
A língua de Saramago

O escritor mais festejado de 2022 foi um ancião que teria completado 100 anos em novembro. Ele não nasceu em berço esplêndido, pelo contrário, seus avós eram camponeses que, no inverno, levavam os porcos para dormir com eles, com medo de que morressem de frio e eles ficassem sem o ganha-pão.  Com dois anos, o menino foi com o irmão e os pais morar na cidade grande. O irmão Francisco morreu logo a seguir, mas o miúdo sobreviveu. 

Frequentou escolas públicas e só comprou seu primeiro livro com 18 anos, e mesmo assim com dinheiro emprestado. No curso para serralheiro mecânico, provou a cereja do bolo: Literatura e Francês. E passou a se refugiar nas bibliotecas públicas de Lisboa. Depois de trabalhar como mecânico, depois de se casar com Ilda e ter sua única filha, Violante, arriscou-se na escrita. 

O primeiro romance fracassou. O segundo, esse proibiu de ser publicado enquanto estivesse vivo. Já o foi.  Se não tinha a Musa a seu favor, foi para o outro lado: editor, crítico literário, tradutor, jornalista. E conheceu Isabel, a divina, aquela que conhecia todo mundo e que, dizem as más línguas, preparou o caminho para o intelectual brilhar. 

[Continua...]

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

RELACIONADAS
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.