Ensaio

A vida reinventada por Lia Menna Barreto

Change Size Text
A vida reinventada por Lia Menna Barreto

Este texto pretende oferecer um elogio – comovido, sincero – ao Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli, o Margs, em Porto Alegre, e outro à exposição que a casa apresenta em suas pinacotecas: a individual A boneca sou eu, com trabalhos de Lia Menna Barreto. Começo me declarando em dupla suspeição. Sou integrante do comitê curatorial do museu desde o início da atual gestão, em 2019; a tarefa, voluntária e mais ou menos pontual, ajuda a definir o programa conceitual da instituição. Acompanho a obra e a trajetória de Lia há pelo menos três décadas – e sempre com vivo entusiasmo. Não percebo nela uma artista de altos e baixos, de produção irregular; em princípio, tudo me agrada.  

Publicidade Publicidade

O palacete neoclássico da Praça da Alfândega vem costurando uma agenda coerente e clara, com aquilo que se espera de um bom museu: atenção ao acervo (levando em conta os mais recentes debates historiográficos da arte), atenção a jovens artistas (como Bruno Barreto, ora no segundo andar do prédio), atenção a nomes consolidados (mas que ainda não haviam alcançado uma individual de maior fôlego, que recomponha seu percurso ao longo do tempo). Esse é justamente o caso da mostra dedicada à Lia Menna Barreto. 

[Continua...]

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.