Ensaio

PachamamÁfrica: os tamboReS negRoS na Améfrica do século 21

Change Size Text
PachamamÁfrica: os tamboReS negRoS na Améfrica do século 21 Foto: Leandro Anton

A ocupação europeia do extremo sul do Brasil ocorreu na primeira metade do século 18, a partir da frota de João de Magalhães, que desce desde Laguna para estabelecer um posto avançado de ocupação em São José do Norte, tendo o ano de 1725 como base desse processo. Mais ao final desse século, mas sobretudo ao longo do século 19, Rio Grande foi o porto de entrada em que mais desembarcaram negros no extremo sul do Brasil em função das charqueadas localizadas em Pelotas. Essa região, portanto, guarda memórias negras vivas como o Batuque de Nação, herança iorubá entranhada em Rio Grande e espalhada pelo estado, ou, ainda, o tambor sopapo, registrado por Nei Lopes no “Novo Dicionário Banto do Brasil” como de provável origem banto. Tratam-se, sem dúvida, de musicalidades quilombolas vivas no século 21 no estado do Rio Grande do Sul.

Do mesmo modo, a região da península onde se localizam Tavares e Mostardas, recebeu negros escravizados para o trabalho agropastoril durante a segunda metade do século 18 e também durante o século 19. A presença do Ensaio de Pagamento de Promessa de Quicumbi ainda hoje, no século 21, na península, assim como o Maçambique, em Osório, já no litoral norte, atesta a presença da herança banto em rituais afro católicos denominados genericamente de congadas em diferentes partes do Brasil. 

Publicidade
O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

RELACIONADAS
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHEUM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHEUM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.