Folhetim

Capítulo 6: Resistiré à consulta com a psiquiatra e seu veredito tão cheio de certezas incertas (?)?

Change Size Text
Capítulo 6: Resistiré à consulta com a psiquiatra e seu veredito tão cheio de certezas incertas (?)?

Meio do dia. Hora do almoço e da consulta com a psiquiatra nova, a segunda nos poucos dias em que Ella estava internada. Teria de contar tudo de novo… Não entendia a razão da troca. Era o velho e persistente Sísifo sempre de plantão na vida de Ella. Contaria, fazer o quê? Angústia da espécie que fazia doer os músculos da barriga e do peito tomou conta dela. Mas vai que as perguntas seriam outras dessa vez. Acreditava um pouco na sorte. 

Chamou pelo seu nome, e Ella adentrou o consultório. Uma mulher que aparentava ter mais ou menos a sua idade recebeu Ella com uma gentileza que sorria, mesmo com o rosto escondido pela máscara. Elogiou o seu nome estranho e não relacionou com a outra conhecidíssima. Ella pediu desculpa, pois estava sem máscara. Não usavam ali dentro do andar e isso fez com que ela esquecesse a proteção no quarto. Deixou claro que não era uma negacionista, acreditava na Ciência e no que ela inventava para melhorar a vida da humanidade.  Buscaria a máscara, sem problema. A médica acalmou Ella com um Não precisa buscar, tudo bem. Na próxima tu vem vestida a caráter, conforme o protocolo, combinado?

Começou a consulta lendo as anotações da primeira médica, que concluía que Ella teria tido um surto psicótico, fruto, talvez, de uma crise provocada por uma possível bipolaridade tardiamente manifestada e aflorada certamente pelo estresse e solidão provocados pelo confinamento da pandemia. Nossa… Quanta bipolaridade para um planeta só, sobrou até um pouco pra mim… comentava, desacreditando, Ella, por dentro dela, do veredito a caminho.  Estava medicada e, pelo jeito, fora da crise já. Ficaria internada por um tempo para ver como se adaptaria às medicações. Precisavam conversar mais para chegarem a um diagnóstico mais preciso. Falou bastante, muito até, sobre o possível transtorno de Ella e o que ele poderia gerar na sua vida dali para frente caso não se tratasse. Perguntou muito sobre a vida que levava. Perguntou pela família.  Ella conversava um assunto com a médica e outro com ela mesma… Viajou até…

[Continua...]

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

RELACIONADAS
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.