Folhetim

Portas Porto Alegre 6: Extensão clandestina

Change Size Text
Portas Porto Alegre 6: Extensão clandestina

Enquanto o Achei! fosse seu guia, nada lhe faltaria – a não ser o telefone propriamente dito. Ter um em casa era caro, caro, caro: totalmente proibitivo. Recorria aos orelhões pra contatos cotidianos e às cabines da CRT quando a previsão de uma conversa alongada pedia alguma privacidade. 

Comprava as fichas de interurbano no balcão, logo à entrada após os cinco degraus – tivesse entrado pela Salgado Filho ou pela Borges – serviço rápido toma lá, dá cá, mas a fila única já fazia dobra, antecipando-se à impaciência durante o longo tempo de espera entre as 15 cabines de cada parede. No vão retangular que separava as 30 conversas simultâneas – cá e lá, só silêncio e choro –, Úrsula se integrava à compulsória sala de escuta de histórias interurbanas em discagem direta a distância sem que ninguém ali demonstrasse interesse. 

As pessoas na fila aparentavam um desinteresse coletivo pelo que se ouvia das cabines, os olhares desviando-se reciprocamente em um quase acordo tácito necessário à delimitação de fronteiras entre o espaço público onde se enfileiravam os corpos e as histórias privadas que transitavam ali. 

[Continua...]

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

RELACIONADAS
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHEUM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHEUM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.