Inéditas e Novidades

Lançamento: E se a periferia fosse o centro?

Change Size Text
Lançamento: E se a periferia fosse o centro?

O ambiente da Feira do Livro extrapola os limites da feira e chega também nos colégios. Tem lançamento neste dia 10 de novembro e ele acontece na escola Saint Hilaire, na Lomba do Pinheiro. O livro E se a periferia fosse o centro?  (EMEF Saint Hilaire, 124 pgs) é um compilado de textos que reúne crônicas, poesias e histórias de outros gêneros para colocar no papel a ideia de estudantes-escritores.

A conferência, às 13h15, pode ser acompanhada no canal da escola no Youtube.

Organizado por Daniele Gualtieri Rodrigues e Marco Mello, ambos professores da escola, eles fazem a apresentação da obra colocando inúmeras perguntas:

E se a periferia fosse o centro? E se a prioridade nos investimentos públicos fosse destinada a quem mais precisa, nas bordas do sistema? E se os saberes/epistemes das classes populares e suas matrizes ameríndias, africanas, afro-brasileiras, periféricas estivessem no centro da organização curricular? E se as pessoas em suas múltiplas identidades e pertencimentos fossem efetivamente respeitadas e consideradas como mais importantes do que as mercadorias? E se as escolas tivessem de volta a gestão democrática e não fossem golpeadas pelas gestoras da política educacional? E se a classe trabalhadora tivesse o poder e não os donos do capital? E se os estudantes, suas necessidades e interesses, estivessem no centro do trabalho da escola?

No prefácio do Livro, Alan Alves-Brito – astrofísico, professor Adjunto da UFRGS – diz: “Poético, o livro E se a periferia fosse o centro? é histórico, filosófico e belo, porque é forjado nos corações e mentes esperançosos de adolescentes, jovens e adultos que, do chão da escola Saint Hilaire na Lomba do Pinheiro, vivenciam com criticidade a flecha do tempo, conscientes politicamente de que não há mais tempo”.

Para os leitores da Parêntese, aqui vai uma grande notícia: a partir desse final de semana será publicada uma série selecionada pelos organizadores do livro. E se a periferia fosse o centro? começa sábado, dia 12 de novembro.

Sobre os organizadores:

Daniele Gualtieri Rodrigues – Professora de Língua Portuguesa na EMEF Saint Hilaire. Doutoranda em Letras – Estudos de Literatura na UFRGS, onde pesquisa educação literária. Mestra em Filosofia – Estudos Culturais pela EACH-USP. Graduação em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2003). 

Marco Mello – Professor de História e Filosofia na EMEF Saint Hilaire junto às turmas dos oitavos, nonos anos e Totalidades Finais na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Mestre em Educação pela UFRGS. É um dos coordenadores do Coletivo de Professoras e Professores de História da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (CPHIS) e do Projeto PoAncestral – Muito além de 250. 

ASSINE O PLANO ANUAL E GANHEUM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHEUM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.