Memória

1824 – A passagem dos primeiros colonos alemães por Porto Alegre: história

Change Size Text
1824 – A passagem dos primeiros colonos alemães por Porto Alegre: história

Em 18 de julho de 1824, a bordo do bergantim São Joaquim Protector e com destino a São Leopoldo, passaram pela pacata cidade dos lusitanos os primeiros 38 colonos que iriam, através de seus descendentes e de outros compatriotas posteriormente fixados na capital, estabelecer um intercâmbio econômico-cultural que iria ajudar em muito na transformação da fisionomia da cidade. Alinhados com Paul Singer (Desenvolvimento Econômico e evolução urbana, São Paulo, Nacional, 1977), alguns até chamam a Porto Alegre do último terço do século XIX de “a cidade dos alemães”. Com um certo exagero, já que os lusos continuaram atuando e comandando as ações. 

A chegada dos primeiros alemães: representações

[Continua...]

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

RELACIONADAS
marca-parentese

Abra um parêntese no seu fim de semana com jornalismo e boas histórias. Deixe seu email e receba toda semana as newsletters da revista Parêntese.

Escolhe um dos combos

Pagamento exclusivo via cartão de crédito