Memória

1881-1885: O Chalé da Praça XV

Change Size Text
1881-1885: O Chalé da Praça XV

PORTO ALEGRE 250 ANOS:  HISTÓRIA, FOTOGRAFIA E REPRESENTAÇÕES

1881-85: O Chalé da Praça XV: História

De quando data o primeiro chalé da Praça XV (na época, Conde d’Eu)?  Pergunta ainda sem resposta final. Por ora ficamos com Sérgio da Costa Franco, o grande pesquisador das atas da Câmara Municipal. Em seu Porto Alegre ano a ano (Porto Alegre, Letra & Vida, 2012, p.105) é dito que, em 15/5/1881, a Câmara “aprovou a planta do que foi o primeiro chalé (…) e contratou sua execução com Frederico Jaeger”. Mas, entre a aprovação da planta e o término da obra, quantos meses, ou anos, transcorreram?

Em outra ocasião, Sergio da Costa Franco afirmou que “pela Lei 1.433, de 8 de janeiro de 1884” a Prefeitura “chamava licitantes para ocupar a Praça Conde D’Eu com quiosques para bebidas e sorvetes” (In: ALVES, Helio Ricardo. Porto Alegre foi assim. Porto Alegre: Editora Sagra Luzzatto, 2001, p. 54). Outra dúvida: o que entender por “ocupar a Praça com quiosques para bebidas e sorvetes”? Seria uma espécie de sublocação de partes do pavilhão aprovado em 1881, e agora já concluído? Por fim, o site oficial da Prefeitura dando conta que, “em 1885 [sem mês e dia] foi dada a primeira licença para ocupação do chalé” e que o mesmo “foi inaugurado em 22 de novembro de 1885”.

Enquanto não se definem melhor as datas, importa dar atenção ao processo. Na década de 1880, talvez seguindo o modelo haussmaniano de Paris, as praças de Porto Alegre se modernizavam. Primeiro a Praça da Matriz (Parêntese de 05/02/2022). Depois a Praça Conde d’Eu, cercada e arborizada em 1880, e iluminada em 1882. Convém igualmente lembrar que a fabricação da cerveja em escala industrial estava em expansão. Em 1878, formava-se a Cervejaria Becker. Em 1881 a Cervejaria Bopp. Em 1883 a Cervejaria Campani. Outro aspecto, ainda não estudado (atenção, jovens pesquisadores), é o sistema de refrigeração utilizado nas bebidas e sorvetes deste primitivo chalé.

Vale lembrar, finalmente, que aqui se está falando do primeiro chalé. O que hoje existe foi construído, no mesmo lugar do anterior, entre 1909-1911. E reformado em 1972. Todos eles incorporados no imaginário da cidade como um lugar de memória afetiva.

[Continua...]

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.