Memória

1894: O Prado Independência

Change Size Text
1894: O Prado Independência

PORTO ALEGRE 250 ANOS:  HISTÓRIA, FOTOGRAFIA E REPRESENTAÇÕES

1894: O Prado Independência (Moinhos de Vento) – História

Em 24 de março 1894 ocorreram as primeiras corridas no Prado Independência. Não foi o primeiro, mas o mais longevo de todos que o precederam. Entre estes últimos estiveram o Prado do Campo da Várzea (1872), o Prado Boa Vista (1877), na atual av. Bento Gonçalves, o Prado Rio-Grandense (1881), no bairro Menino Deus, atual CETE, e o Prado Navegantes (1890), na atual rua Lauro Müller. Todos eles praticamente extintos nas primeiras décadas do séc. XX. Enquanto o Moinhos de Vento perdurou até 1959.

Faltam estudos para explicar essa sua longevidade e a relativamente curta duração dos demais. Mas, quando isso for feito, uma variável que por certo terá que ser considerada é a sua localização e facilidade de acesso. Segundo Sérgio da Costa Franco, a linha Independência da Cia. Carris Urbana foi inaugurada no ano anterior, “partindo da Praça Dom Feliciano e término na Rua Moinhos de Vento (hoje 24 de Outubro), junto ao Prado Independência, com bondes de meia em meia hora, das 7h30min até às 19h30min” (FRANCO, Sérgio da Costa e ROZANO, Mário (Org.). Porto Alegre, ano a ano, cronologia histórica: 1732-1950. Porto Alegre: Letra & Vida, 2012, p. 129).

Além da localização, certamente terão que ser levadas em conta variáveis como seu entorno sócio-econômico (encravado num dos bairros mais chiques da cidade) e estruturas de acolhimento que iam além do movimento de apostas (jardins, restaurantes etc.). No âmbito da história do entretenimento público, será importante lembrar que, pelo menos em seus anos iniciais, não contava ainda com a concorrência do futebol.


1894: O Prado Moinhos de Vento – Representações

[Continua...]

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.