Memória

1911: Expande-se a urbanização no Moinhos de Vento

Change Size Text
1911: Expande-se a urbanização no Moinhos de Vento

PORTO ALEGRE 250 ANOS: HISTÓRIA, FOTOGRAFIA E REPRESENTAÇÕES

1911: Expande-se a urbanização no bairro Moinhos de Vento: História

Em 1911, cartazes da Companhia Territorial Rio-Grandense anunciavam “a venda de terrenos por meio de sorteio” (A Federação, 20.5.1911, p. 4). Complementando a notícia, Sérgio da Costa Franco informa que, no mesmo ano, a referida empresa “oferecia à venda terrenos nas ruas Luciana de Abreu, Hilário Ribeiro, Padre Chagas e Barão de Santo Ângelo” (In Porto Alegre, ano a ano. Porto Alegre: Letra & Vida, 2012, p. 167). Na verdade, tratava-se de um terceiro estágio da ocupação do bairro. Agora do lado esquerdo (sentido centro-bairro) da atual av. 24 de outubro. O primeiro estágio foi iniciado, ainda no Império, pelos dois lados do trecho inicial da av. Independência.

No início da República, tal processo expandiu-se num segundo estágio, concentrado no lado direito (sentido centro-bairro) da mesma avenida, com o loteamento parcial da Chácara dos Mostardeiro, que, grosso modo, fronteava a atual av. Independência desde a Ramiro Barcelos atual, até a atual Florêncio Ygartua, com fundos na atual Castro Alves. 

[Continua...]

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.