Memória

1916: A primeira sala de leitura da nova Biblioteca Pública

Change Size Text
1916: A primeira sala de leitura da nova Biblioteca Pública
h3>PORTO ALEGRE 250 ANOS: HISTÓRIA, FOTOGRAFIA E REPRESENTAÇÕES

1916: A primeira sala de leitura da nova Biblioteca Pública – História

Em 1916 abria-se ao público a primeira Sala de Leitura da nova Biblioteca Pública do RGS (A Federação, 05/02/1916, p. 1), para onde se transferiu o acervo da antiga biblioteca, criada no Império, localizada na rua Duque de Caxias, esquina Marechal Floriano. A construção do prédio, projetado por Afonso Hébert, foi iniciada em 1912. Em 1916, além da Sala de Leitura foi inaugurado igualmente o Salão de Conferências, destinado também a saraus, exposições, e até encontros políticos e institucionais.

A inauguração oficial só ocorreu em 1922, depois de ampliado o projeto original no terreno com frente para a rua General Câmara. Entre 1917 e 1922 foi efetivada sua decoração interna, acompanhada, orientada e talvez até formulada por Victor Silva, seu diretor (A Federação, 14/12/ 1922, p. 4). Versado na Divina Comédia e nas recomendações de Comte para que os templos da Religião da Humanidade fossem ornamentados com “suplementos especiais, avisadamente escolhidos no tesouro estético da humanidade” (Catéchisme Positiviste, 1909, p.197), Silva fez cumprir as exigências do próprio edital onde se especificava não só o estilo de cada peça (gótico-florentino para o gabinete da diretoria, mourisco para a sala dos professores, pompeano para a sala da secretaria etc.), assim como detalhes, por exemplo, para o Gabinete da Diretoria onde “de conformidade com o mobiliário da peça, deverão aparecer motivos dantescos da DIVINA COMÉDIA” (A Federação, 02/7/1921, p. 8). Detalhes estes seguidos por Fernand Schlatter, que, na avaliação da comissão julgadora, superou as “propostas de J. Jamardo e Franz Steinbacher” (A Federação, 19/9/1921, p. 5). 


A Biblioteca Pública – Representações

[Continua...]

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.