Memória

1925: O Salão de Outono e a administração Otávio Rocha (1924-28)

Change Size Text
1925: O Salão de Outono e a administração Otávio Rocha (1924-28)

PORTO ALEGRE 250 ANOS

1925: O Salão de Outono e a administração Otávio Rocha (1924-28) – História

Entre 24/5 e 25/7/1925 aconteceu em Porto Alegre o Salão de Outono, com cerca de 40 artistas e mais de 300 obras entre pinturas, esculturas, artes aplicadas, ilustrações e projetos arquitetônicos. Entre os artistas, mestres consagrados (Weingärtner, Oscar Boeira, Augusto Luiz de Freitas), artistas já bem conhecidos (Fernando Corona, Pelichek, Lutzenberger), auspiciosas promessas (Fahrion, Caringi, Sotero Cosne, Judith Formes), renomados ilustradores (Zeuner, José Rasgado, Afonso Silva) e outros praticantes. Um acontecimento considerado pelos estudiosos da arte no RGS como uma espécie de marco fundante da consciência grupal dos artistas que por aqui operavam. O que está relativamente correto, embora não seja demais lembrar que desde 1912, com a Exposição do Centro Artístico, esta ação conjunta dos artistas já vinha sendo ensaiada.

O que resta destacar é que o Salão de Outono fez parte do conjunto de transformações modernizantes da década de 1920, em Porto Alegre. E, sobretudo, do período da administração Otávio Rocha (1924-28) que, ao oportunizar a realização do evento, sinalizava que a promoção das artes também fazia parte de seu ideário positivista-evolucionista de promover o desenvolvimento técnico-científico da sociedade, com a respectiva elevação do espírito, através das artes. Este patrocínio às artes também se materializava na Pinacoteca Municipal cujo acervo, desde as administrações de José Montaury (1896-1924), vinha se formando. Especialmente com artistas locais.

 1925: O Salão de Outono e seus idealizadores – Representações

[Continua...]

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.