Memória

1929: O surgimento da Revista do Globo

Change Size Text
1929: O surgimento da Revista do Globo

1929: O surgimento da Revista do Globo – História

Em janeiro de 1929 surgiu a Revista do Globo. Uma publicação que, por quase 40 anos (fechou em 1967), ajudou a balizar a visualidade modernizante de uma Porto Alegre que acelerava sua transição de capital-provinciana para capital-metrópole. O contexto foi a década de 1920, em que os governos municipais de Otávio Rocha e Alberto Bins, impulsionados por empréstimos norte-americanos, empreenderam na cidade uma série de grandes intervenções (ver Parêntese dos dias 26/11, 03 e 10/12/2022.)

A julgar pelo seu primeiro editorial, a revista foi precedida de algumas dúvidas. Como a do próprio título. Inicialmente, “devia chamar-se Coxilha”. Mas, “por diversas razões, sugeridos Charla, Querência, Renascimento, Pampa, Guahyba, Sul, Piratini. Mas nenhum satisfez.” (Revista do Globo, Ano I, nº 1, 05.01.1929, p. 9). Pena que o editorial não aponte nenhumazinha das “diversas razões” pelas quais os nomes cogitados não aprovaram. Um título inconvenientemente  regional para uma Porto Alegre com pretensões cosmopolitas?

[Continua...]

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.