Memória

Os locais – Faculdade de Medicina e Barão de Itararé

Change Size Text
Os locais – Faculdade de Medicina e Barão de Itararé

Terceiro curso de Medicina do Brasil, depois dos do Rio e de Salvador, criada em 1898 a partir do trabalho da Escola de Partos, na Santa Casa, e da Faculdade de Farmácia, de 1895, a Faculdade Livre de Medicina e Farmácia de Porto Alegre teve algumas sedes provisórias até passar a viver no lindo edifício de esquina, entre a Sarmento Leite e a Luiz Englert, inaugurado em 1924.

O curso ali funcionou por meio século, até que o Hospital de Clínicas virou a sede da faculdade. O prédio é mais uma das maravilhas idealizadas por Theo Wiederspahn (1878-1952). O projeto foi desenhado em 1912 e neste ano foi aprovado pela Congregação da faculdade. A obra ficou parada durante a Primeira Guerra. Seu auditório, em formato ovalado, foi por muitos anos palco de eventos nobres da cidade.

Um barão brasileiro

[Continua...]

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

Escolhe um dos combos

Pagamento exclusivo via cartão de crédito