Nossos Mortos

Ao centenário dele

Change Size Text
Ao centenário dele Fonte: Agência Senado

Peço licença. Licença para as leitoras e leitores. Esse escrito é um registro, um módico registro do que sinto n’alma. Como aquele afeto que preenche o coração, inunda o corpo e transborda a existência. É nessa forma, nesse conteúdo, com essa substância que inicio esse escrito. E a licença está muito mais em querer escrever, com a intenção de grafar na história de nosso tempo, o momento exato que meu ser busca viver, o secular ideal de vida de um gaúcho que já não está entre nós. De um gaúcho que se fez brasileiro. Que se fez latino-americano. Que de alguma forma se fez para proteger as fronteiras do campo de nossa terra, porque sabia que defendendo tais fronteiras defendia a dignidade do povo que ali vive.

Leonel de Moura Brizola é seu nome. Nascido em 22 de janeiro de 1922 no interior do Rio Grande do Sul.

Nunca o vi, nem de longe. Nunca pude compartilhar o mesmo tempo-espaço com ele. Somente estive no espaço sem seu tempo e no tempo sem seu espaço. E como pode alguém que não vivenciou com Brizola escrever sobre Brizola? É que se engana quem pensa que escreverei sobre Brizola. Esse texto, em sua singeleza, versa sobre o que eu sinto sobre Brizola. Sobre o que sua presença histórica me fez ser, Atena, ao conviver na história brasileira com este que me encantou o olhar, me motivou a esperança, me encilhou o cavalo e me convidou a trilhar não a sua trajetória, mas a minha.

[Continua...]

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

RELACIONADAS
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.