Operação Cais Mauá

Cidadania ativa, o poder da aldeia e o Cais Mauá

Change Size Text
Cidadania ativa, o poder da aldeia e o Cais Mauá Artista no evento Todos Pelo Cais (2015). Foto: Tânia Meinerz

A história contemporânea de Porto Alegre é permeada pelo ativismo de seus cidadãos. Quando Porto Alegre dava passos acelerados rumo ao crescimento demográfico e à industrialização, em meados do século passado, surgiram as primeiras formas de associativismo de bairro, visando garantir um lugar ao sol para os excluídos dos benefícios da urbanização no Brasil. Reunidos em associações de amigos de bairro, estas formas de ativismo reivindicavam melhorias nas condições de vida de uma metrópole que crescia de forma desigual quanto ao uso e ocupação do espaço urbano. Na década de 1970, com o poder público municipal comandado por interventores, a modernização então em curso – de caráter fortemente higienista e racial – precisou se defrontar com algumas resistências frente às remoções forçadas das “vilas de malocas”. É desta época do Brasil gigante – e do “remover para crescer” (PROMORAR, do Governo Federal) – que se originaram vários bairros periféricos, alguns com grande presença da população negra, a exemplo da Restinga. O Plano Diretor de 1979 foi elaborado sem a presença da cidadania.

[Continua...]

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

RELACIONADAS
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.