Operação Cais Mauá

Filmando no Cais

Change Size Text
Filmando no Cais No Cais: Maria Fernanda Cândido com Bruno Garcia, em “Sal de prata” (Foto: Carlos Gerbase)

O cinema feito no Rio Grande do Sul sempre teve algum grau de improvisação, que às vezes virou inovação. Creio que um desses períodos aconteceu entre os anos 1999 e 2007 (aproximadamente), quando vários filmes foram realizados tendo como “estúdios” os armazéns do cais de Porto Alegre. Na verdade, não havia estúdio algum. Eram imensos e antigos depósitos para armazenar cargas de navios que ali ancoravam em outros tempos. Estavam todos em más condições de conservação: janelas quebradas, furos nos telhados, rachaduras nos pisos de concreto, rede elétrica deteriorada, abastecimento de água pouco confiável, ausência de banheiros. Além disso, a proximidade com a avenida Mauá, de intenso movimento, logo atrás do muro, aliada à falta de isolamento acústico, atrapalhava a captação do som dos filmes.

[Continua...]

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

RELACIONADAS
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.