Resenha

Pelotas Fantástica

Change Size Text
Pelotas Fantástica

Quem não mora em Pelotas, como eu que apenas fico alguns dias lá para dar aula, não saberia deste projeto incrível que é o “Pelotas Fantástica”. Graças a um documentário do curso de Cinema da UFPel, todos podem conhecer o projeto da Fernanda Moreira, que retrata os monumentos da cidade a partir de trabalhos realizados digitalmente.

Fernanda, aluna do curso de Cinema e Animação, inspirou outro aluno, Pedro Fassa, do Cinema e Audiovisual, a realizar seu filme de conclusão de curso, batizado com o mesmo nome.

O projeto da Fernanda, que está em exposição no Parque Una e pode ser conferido em sua conta do Instagram (instagram.com/fersoureira/), ilustra, com a linguagem do gênero fantástico, lugares e monumentos de Pelotas, como o Parque da Baronesa, a Igreja Cabeluda, a Catedral e a Torre do Relógio.

Mas o personagem central da exposição e do filme acabou sendo o escritor João Simões Lopes Neto (1856-1916), considerado o maior autor regionalista do Rio Grande do Sul, reconhecido unanimemente. 

Calhou de Simões Lopes ser protagonista do projeto da Fernanda e do curta do Pedro, porque em Pelotas há um castelo que pertenceu a sua família, hoje quase em ruínas e com cara de assombrado. Fernanda relata no filme um pouco da história do castelo e de como ele está sendo (não) tratado pelo poder público. Enquanto Fernanda desenha o castelo com os traços do sobrenatural, a vemos visitando o local e contando sobre as tretas que o envolvem (para saber mais, só dando uma espiada no link abaixo). Simões Lopes também é uma estatua em bronze, tamanho natural, sentado em um banco da praça General Osório. No filme, é cenário para Fernanda falar mais do seu projeto e despertar nas novas gerações algum interesse pelo escritor. 

De certa forma, Fernanda e Pedro fazem uma aproximação com Simões Lopes que Fischer fez lá em 2012, quando lançou pela L&PM uma nova edição reunindo Contos Gauchescos e Lendas do Sul.  Mas não há dúvida de que ele, Fernanda e Pedro participam do mesmo esforço para manter viva a relevância do autor pelotense, atualizando a conversa com as novas gerações para além fronteiras. Pelotas Fantástica, o filme, foi premiado no International Film & Art Festival, de Buenos Aires, e deve continuar circulando pelos festivais. Já o diretor, por causa do documentário, foi selecionado para o programa da One Year Filmmaking, da New York Film Academy. Quase uma lenda do Sul.O filme pode ser visto aqui

RELACIONADAS
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.