Artes Visuais | Notas

Exposição “Miniarte Vida” é um tributo a Jaider Esbell

Change Size Text
Exposição “Miniarte Vida” é um tributo a Jaider Esbell Obra de Graca Craidy | Foto: Divulgação

A inesperada morte do “artivista” indígena Jaider Esbell, no recente Dia de Finados, aos 42 anos de idade, é difícil de ser entendida na sua dimensão individual. No entanto, a inestimável perda transforma-se em significado artístico, político e existencial da obra de Esbell em contraposição à histórica opressão a que os povos originários estão submetidos no Brasil e no mundo.

Nesse contexto, a exposição coletiva internacional Miniarte, cujo tema é Vida, em cartaz até o próximo dia 26 de novembro na Gravura Galeria, em Porto Alegre, exibe obras que, por um lado, denunciam as agressões aos povos originários, e, por outro, reafirmam sua luta por reconhecimento e dignidade.

Feito o recorte na mostra liderada pela artista visual e gestora cultural Clara Pechansky, são exemplos de manifestações pictóricas nessa linha os trabalhos das artistas brasileiras Zoravia Bettiol, Nara Fogaça, Graça Craidy e Eduarda Sbeghen; da espanhola Carlota Corso; do mexicano Luis Alfredo Güicho; da colombiana Sandra Cruz Peña; da chilena Linette Gibson; e de Julie Stockstad (EUA).

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?