Cinema | Notas

Cinema de todas as telas é a temática da 15ª CineOP

Change Size Text
Cinema de todas as telas é a temática da 15ª CineOP Foto: Leo Lara/Divulgação

A 15a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto se reinventa e adapta sua programação para o ambiente digital, assegurando a realização do evento, entre os dias 3 e 7 de setembro de 2020. O propósito e o conceito do evento, o espírito do encontro, a valorização do patrimônio audiovisual e a atenção à formação de novos olhares para a produção do país permanecem intactos, adequando-se ao contexto atual e prezando a saúde e a integridade de todos os participantes, sejam convidados e público.

O tema central da 15a CineOP é Cinema de Todas as Telas e propõe refletir o momento atual mundial, em que a revolução da tecnologia da informação, a transformação dos hábitos culturais, a multiplicação de canais, plataformas, redes e serviços interativos dão o tom da complexidade dos desafios do mundo contemporâneo e globalizado. A coordenadora geral do evento, Raquel Hallak acrescenta “Mais do que nunca precisamos estar atentos e imbuídos do propósito de salvar as nossas imagens e reconhecer a sua importância como matéria-prima de cidadania”.

Pensado de forma ampla, a temática será desdobrada em três temáticas específicas do evento: Preservação, História e Educação. Em cada uma, as curadorias propuseram reflexões que dialogam com o cenário atual de distanciamento social – em que as pessoas têm sido orientadas a permanecerem em casa – e suas consequências sob a recepção, a memória e o aprendizado na perspectiva audiovisual.

A pandemia modificou drasticamente o cenário de produção, preservação e acesso ao audiovisual. Provocou a descontinuidade temporária de novas produções e pesquisas, suspensão de atividades presenciais das instituições de guarda e fechamento de centros culturais e salas comerciais de exibição. Os meios digitais online se impuseram de maneira inédita para atender a uma demanda global de conteúdo, seja entretenimento, reflexão, resgate ou aprendizado.

Apesar de não se fixar fisicamente na cidade histórica na qual o evento acontece anualmente, a Mostra segue com Ouro Preto, Patrimônio Histórico da Humanidade, como fonte de inspiração e conexão, mantendo os vínculos na cidade, através da parceria cultural firmada com a Universidade Federal de Ouro Preto, contratação de bandas locais, oferta de sessões cine-escola, realização da Mostra Valores com exibições de filmes produzidos pela TV UFOP e ações de interação visando dar visibilidade à cidade.

Foto: Leo Lara/Divulgação

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?