Cinema | Notas

Festival Internacional de Mulheres no Cinema anuncia os filmes da Mostra Competitiva Nacional

Change Size Text
Festival Internacional de Mulheres no Cinema anuncia os filmes da Mostra Competitiva Nacional "Aos Olhos de Ernesto" foi um dos longas selecionados. Foto: Sofia Carvalhosa Comunicação/Divulgação

O FIM – Festival Internacional de Mulheres no Cinema anunciou os filmes da Mostra Competitiva Nacional de sua 2ª edição, que será realizada de 10 a 17 de novembro, em formato online, permitindo que sua programação chegue a públicos das mais diversas regiões do país.

O Festival foi criado em 2018 com o objetivo de valorizar a produção cinematográfica feita e protagonizada por mulheres do Brasil e do mundo, mirando a equidade de gênero e raça na indústria audiovisual brasileira e mundial.

O comitê de curadoria, comandado por Beth Sá Freire e Marcia Vaz, selecionou sete longas-metragens, de ficção e documentários, dirigidos ou codirigidos por mulheres.

— O processo de seleção foi intenso e difícil dada a qualidade e diversidade dos filmes inscritos. Por fim, chegamos à lista final — afirma Freire.

— São sete filmes pelo olhar de sete mulheres, que representam o rico e diverso panorama criativo do país e nos ajudam a compreender as complexidades deste universo chamado ‘Brasil 2020 — acrescenta Vaz.

Os filmes são:

A Mulher de Luz Própria, de Sinai Sganzerla;

Aos Olhos de Ernesto, de Ana Luiza Azevedo;

Até o Fim, de Glenda Nicácio e Ary Rosa;

Hilda Hilst Pede Contato, de Gabriela Greeb;

Meio Irmão, de Eliane Coster;

Meu Sangue é Vermelho, de Graciela Guarani e Tiago Dezan;

Um dia com Jerusa, de Viviane Ferreira.

Caberá ao público eleger o vencedor, que receberá um prêmio de R$ 5 mil, destinado à sua diretora. 

Os títulos foram escolhidos entre 57 inscritos de 10 estados brasileiros. As diretoras de São Paulo e Rio de Janeiro representaram 61,8% das inscrições, mas também foram recebidos – e selecionados – filmes de diretoras da Bahia (9% dos inscritos) e do Rio Grande do Sul (7% dos inscritos).

Cerca de 20% das cineastas inscritas na competição são negras ou pardas e entre as sete produções selecionadas para a mostra, estão duas dirigidas por negras, além de uma dirigida por uma indígena.

O Festival também apresentará uma Mostra Internacional (não competitiva), diferentes Programas Especiais e uma agenda de palestras, cursos e debates com grandes nomes do audiovisual.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?