Artigos | Cinema

“Segredos em Família” retrata perversão burguesa

Change Size Text
“Segredos em Família” retrata perversão burguesa Imovision/Divulgação

Alfredo Castro e Paulina García, as duas maiores estrelas do cinema chileno contemporâneo, encabeçam o elenco de Segredos em Família (2019), perturbador drama familiar que entra em cartaz nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (6/10). Vencedor do prêmio de Melhor Diretor Estreante no Festival de San Sebastián, o longa expõe a perversidade e a degradação de uma família da alta burguesia obrigada a encarar sua própria disfuncionalidade.

Prêmio Especial do Júri e de Melhor Direção no Festival de Havana, Segredos em Família acompanha a reunião de três gerações de um clã unido pela insensibilidade, o egoísmo e a hipocrisia. A trama começa com Alejandro (Gastón Salgado) e Ana (Millaray Lobos) levando os filhos adolescentes Consuelo (Consuelo Carreño) e Máximo (Andrew Bargsted) e os avós deles para passar alguns dias em uma idílica ilha no sul do Chile. A intenção por trás do convite é convencer Antonio (Castro) e Dolores (García), os ricos pais de Ana, a ajudá-los financeiramente a transformar a casa em que estão hospedados em um hotel.

Imovision/Divulgação

O que poderia ser um final de semana agradável, porém, transforma-se em pesadelo quando o caseiro e faz-tudo da ilha Nicolás (Nicolás Zarate) desaparece, abandonando a família – que fica isolada, sem água e com poucos recursos. Rapidamente, a precária fachada de tolerância e urbanidade que escondia os demônios e fantasmas de todos vai ruindo, revelando o lado animal de cada um – o título original do filme em espanhol pode ser traduzido por “Algumas Bestas”.

Escrito e dirigido por Jorge Riquelme Serrano, Segredos em Família é mais um exemplar da boa fase do atual cinema chileno, que vem conquistando nos últimos anos a admiração da crítica e prêmios em festivais internacionais. Um dos melhores filmes da competição estrangeira no Festival de Gramado foi Inmersión (2021), de Nic Postiglione – coincidentemente, também ambientado em uma bela região do sul do Chile e estrelado por Alfredo Castro e Consuelo Carreño. A jovem atriz Consuelo, aliás, esteve na serra gaúcha acompanhando a equipe de Inmersión nesta 50ª edição do festival – que homenageou com o Kikito de Cristal justamente a grande Paulina García.

Segredos em Família inscreve-se em uma tradição de filmes como o italiano Teorema (1968), de Pier Paolo Pasolini, o dinamarquês Festa de Família (1998), de Thomas Vinterberg, e o grego Dente Canino (2009), de Yorgos Lanthimos, entre vários outros, que desmascaram sem misericórdia os vícios, preconceitos e corrupções da burguesia tão afluente quanto decadente.

Imovision/Divulgação

Segredos em Família: * * * *

COTAÇÕES

* * * * * ótimo     * * * * muito bom     * * * bom     * * regular     * ruim

Assista ao trailer de Segredos em Família:

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?