Artigos | Cinema

Uma astrofísica explora a própria mente em “O Espaço Infinito”

Change Size Text
Uma astrofísica explora a própria mente em “O Espaço Infinito” Pandora Filmes/Divulgação

O realizador Leo Bello estreia na direção de longas com O Espaço Infinito (2023), filme protagonizado por uma astrofísica internada em uma clínica psiquiátrica vivendo uma jornada interior. Na trama, a personagem interpretada pela atriz Gabrielle Lopes mergulha na própria mente para tentar voltar à realidade depois de um surto psicótico.

Diretor dos curtas O Pequeno Pé Grande (2016) e Retratos da Alma (2016), Leo Bello – que também assina o roteiro – conta que fez pesquisas em duas frentes: astrofísica e saúde mental para escrever o filme e compor a protagonista Nina. “Além de conversar com um professor da área da UnB, que me mostrou o trabalho de um astrofísico, fiz também uma pesquisa sobre mulheres astrofísicas que me inspiraram para a estética, a firmeza e paixão-obsessão do trabalho da Nina.”

Pandora Filmes/Divulgação

Bello também destaca que o trabalho de Gabrielle Lopes foi fundamental para a criação dessa personagem complexa: “O trabalho com ela foi, entre outras coisas, um exercício de introspecção, de quebra dos próprios paradigmas para entrar em um estado de quase êxtase, onde não esteja o controle da razão no comando, mas sim a própria sobrevivência. Os instintos primordiais tinham que vir à tona de forma natural e não grotesca, muitas cenas que exigiram física e psicologicamente uma entrega completa da Gabrielle, desafiando seus próprios limites, às vezes fundidos com a natureza”.

Não é óbvia a escolha do protagonismo feminino no contexto de O Espaço Infinito: as mulheres na astronomia em geral representam uma percentagem mínima se comparadas com os homens. “No filme, a temática da astronomia é entrelaçada entre várias vertentes: a temática científica em si, o simbolismo dessa temática e a importância de representar o espaço feminino no ambiente da academia, e ainda mais das pesquisas relacionadas às ciências exatas. A alegoria do universo vai além das leis físicas, traz um elo com o lado emocional e do subconsciente da protagonista”, argumenta o cineasta.

Pandora Filmes/Divulgação

Pandora Filmes/Divulgação

O Espaço Infinito: * * *

COTAÇÕES

* * * * * ótimo     * * * * muito bom     * * * bom     * * regular     * ruim

Assista ao trailer de O Espaço Infinito:

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?