Música | Notas

Alysson Salvador recebe artista trans Vita Pereira em novo single

Change Size Text
Alysson Salvador recebe artista trans Vita Pereira em novo single Alysson Salvador. Foto: Mariana Bertelli/Divulgação

A pluralidade de sons e ritmos no trabalho do cantor, compositor, arranjador, multi instrumentista e produtor musical Alysson Salvador ecoa na mensagem de seu novo single, Tudo Massa.

A faixa é capitaneada por um time feminino, reunindo a multiartista trans Vita Pereira e as instrumentistas Débora Costa (percussão e synths), Camila Rocha (baixo) e Cimara Fróes (acordeon). O single já está disponível em todos os principais serviços de streaming.

Este é o sexto lançamento de Alysson nesta nova fase de seu trabalho, denominada Super Musicarama, que promove encontros musicais com uma gama de outros artistas. A nova canção tem um papel importante dentro do projeto: o de questionar o status quo do ambiente heteronormativo do forró, dominado também pela narrativa machista.

Tudo Massa se une a um movimento embrionário na cena do forró que discute sobre tabus, rejeita as narrativas machistas, questiona a configuração de um casal como um homem e uma mulher e valoriza a opção da mulher conduzir o/a parceiro/a de dança. 

Trata-se de uma música sobre liberdade, independente de identidades de gênero e orientações sexuais. A participação da multiartista Vita Pereira ressalta, também, a inclusão da pessoa trans na vivência e na alegria que dançar forró proporciona. Após conhecer a música, Vita Pereira trouxe, ainda, contribuições para a letra em Pajubá, linguagem popular utilizada pela comunidade LGBTQI+ e se tornou parceira de Alysson Salvador na composição. A palavra de ordem em “Tudo Massa” é inclusão e diversidade.

Esta é uma das muitas facetas do trabalho do mineiro de Belo Horizonte radicado em São Paulo. Salvador começou sua carreira há 20 anos, explorando as melodias e sonoridades da música brasileira. Nesse período construiu uma jornada premiada e prolífica que passa pelas bandas Cipó Cravo, com a qual gravou o disco Uai sô; Os Cincopados e Samba de Luiz, onde gravou três discos (Meu nome é Luiz, Tempero, samba e forró, 120 saia pra 40 paletó).

Mas uma de suas maiores paixões reside em uma das formas mais populares e ricas da nossa música: o forró. Após um período atuando em outras vertentes da música, em 2016 foi passar uma temporada em Nova York, onde se reaproximou do gênero, tocando nas principais casas de NY, onde o ritmo tem ganhado espaço. 

De volta ao Brasil, carregado pela energia dessa experiência, teve a ideia de gravar algumas de suas inúmeras composições inéditas, criadas ao longo desses 20 anos, refletindo essa jornada. Prestes a lançar seu segundo disco solo autoral, o artista consolida uma carreira dedicada à cultura popular e à valorização da arte negra.

O isolamento social devido à pandemia surgiu como uma oportunidade para fazer as gravações em home studio, convidando também outros músicos para gravarem suas participações em suas casas. Todo o processo de arranjo, gravação, mixagem, masterização aconteceu à distância para construir um registro plural de um multifacetado artista. 

Previsto para o fim de 2020, Super Musicarama, é uma celebração do passado com olhar pro futuro. Uma prova disso é uma releitura de seu principal sucesso, Te Encontrar, com duas décadas de história reinventadas. Outras faixas contam com nomes como Mestrinho, Nicolas Krassik, Cosme Vieira, Janayna Pereira e a Banda Zaíra.

Escute Tudo Massa aqui.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?