Música | Notas

Guilherme Santin lança vídeos sobre inclusão de tecnologias no ensino de música

Change Size Text
Guilherme Santin lança vídeos sobre inclusão de tecnologias no ensino de música Foto: Reprodução

Muito se fala da importância de se compartilhar o conhecimento produzido nas pesquisas acadêmicas. Pensando nisso e com o objetivo de criar um material de apoio, para professores e educadores, que contribuísse para a reflexão sobre a inclusão de tecnologias digitais no ensino, o músico e professor Guilherme Santin lançou os vídeos do projeto Tecnologias Digitais e Ensino de Música. O projeto foi executado através do Edital Criação e Formação Diversidade de Culturas realizado com recursos da Lei Aldir Blanc número 14.017/20. 

Os quatro episódios, apresentados por Guilherme, estão disponíveis no canal Pausa Forte no YouTube. Santin transformou em vídeos parte de sua pesquisa de dissertação de mestrado da UCS, defendida em 2020, a qual tratou das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no ensino de música nas escolas. 

Os vídeos tratam do impacto das tecnologias digitais no cotidiano e, por consequência, no ensino e aprendizagem, pontuando as possibilidades que as TDICS oferecem ao ensino e como elas podem potencializar as habilidades já quase que inatas da chamada geração digital, formada por estudantes que possuem familiaridade com mídias e suportes tecnológicos. Uma das ideias destacadas por Guilherme é a de que as tecnologias digitais não devem ser usadas  somente como ferramentas de transmissão, mas sim como estruturas de produção, criação e compartilhamento de experiências entre professor e aluno. 

Os episódios trazem teorias, ideias, conceitos e questionamentos citados por autores da área da educação e da tecnologia.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?