Música | Reportagens

Maithan apresenta sonoridade contemplativa em álbum de estreia

Change Size Text
Maithan apresenta sonoridade contemplativa em álbum de estreia Foto: Humberto Schumacher

O violonista Maithan apresenta um olhar contemplativo para os ciclos da vida e da natureza em seu álbum de estreia, que combina suas principais referências estéticas ligadas ao violão. Ao longo de 10 faixas, o compositor reúne elementos da música regional e nacional, em diálogo com tradições latino-americanas e da música de concerto.

Em Maithan, viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o músico toca violão 7 cordas com Davi Raubach (acordeon), Edu Martins (baixo acústico), Elias Barboza (bandolim), Ianes Coelho (flauta), Julio Rizzo (trombone) e Mariano Cantero (percussão). A direção musical é assinada por Maithan e Edu Martins.

Nascido em Canguçu (RS) e atualmente vivendo em Porto Alegre, Maithan entende o trabalho como uma apresentação de sua trajetória, aproximando vertentes musicais que o acompanharam ao longo desse percurso. “Busquei um equilíbrio entre soar simples e camadas que um ouvido mais atento pode identificar, com instrumentos solistas trazendo a melhor expressão da melodia de cada faixa”, afirma o músico, 33 anos, ressaltando o desejo de uma sonoridade “amadeirada” e naturalista. “Meu pai era marceneiro. Cresci no meio da serragem, do pó da madeira, trabalhei com ele uns anos. O fruto não cai muito longe do pé.”

Entre suas inúmeras influências – que incluem Guinga, Egberto Gismonti, Lúcio Yanel, Radamés Gnattalie Vitor Ramil–, o instrumentista destaca o encontro de flauta e acordeon no Renato Borghetti Quarteto e a formação do Quartchêto, com a presença do trombone de Julio Rizzo – que participa de Lonjuras, um dos destaques de álbum, inspirada na vastidão do pampa. “Trago muito desse imaginário do interior na minha música, não necessariamente uma ênfase rural, mas sim o interior do sul do estado, com a paisagem do pampa, o frio, a simplicidade”, conta.

Foto: Humberto Schumacher

Ele também relaciona a faixa à necessidade de desacelerar. “No nosso jeito contemporâneo de viver, demos muito pouco tempo e espaço para as coisas”, reflete Maithan, apreciador da “artesania do tempo” com a qual molda pães de fermentação natural, um de seus hobbies.

Em Aguaceiros, o violonista busca diálogo com Astor Piazzolla, evocando a expectativa que antecede uma tempestade: “Sempre me fascinou observar as cores de uma chuva de verão que se aproxima”. Paisagens Perdidas (I – Aragem; II – Descampado) faz referência a um poema de Jayme Caetano Braum e nasce de um exercício de “amadrinhamento” dos versos – o acompanhamento instrumental da declamação de poesia –, enquanto Rua da Ladeira rememora caminhadas de Maithan pelo Centro Histórico de Porto Alegre e seu contato com o choro na cidade.

Foto: Humberto Schumacher

Em Respiro, última faixa do álbum, uma melodia vocal remete à experiência de Maithan como arranjador de corais em uma igreja – outro exemplo da trajetória diversa do artista, que já concebeu trilhas sonoras para espetáculos de artes cênicas e participou de gravações do músico Juliano Guerra.

O compositor lembra que sua relação com o violão começou na adolescência, aproveitando o instrumento que o irmão ganhara de um amigo. “Por incentivo da minha irmã, comecei a fazer aulas de música e foi justamente o momento de abraçar aquele violão. Com a orientação do meu pai, restaurei, troquei o jogo de tarraxas, colei partes quebradas, lixei, pintei e até colei um escudo no tampo pra ficar estiloso”, conta o músico, que em 2012 se tornou bacharel em Violão pela Universidade Federal de Pelotas.

Na graduação, Maithan integrou o Quinteto Guitarreria, grupo instrumental coordenado pelo violonista e professor Thiago Colombo, que segue de perto o percurso do ex-aluno: “O Maithan tem muita base teórica e inova a partir de tradições que conhece muito bem. O álbum é um trabalho excepcional, de muita maturidade, inserido nessa estranha identidade gaúcha, que pertencente a vários lugares, com um tom fronteiriço”.

No perfil de Instagram de Maithan, serão divulgados os detalhes dos shows de lançamento do álbum em Camaquã, Canguçu, Pelotas e Porto Alegre, previstos para os últimos meses de 2023. As atividades do projeto incluem oficinas ministradas pelo músico e uma apresentação didática para escolas públicas.

Gostou desta reportagem? Garanta que outros assuntos importantes para o interesse público da nossa cidade sejam abordados: apoie-nos financeiramente!

O que nos permite produzir reportagens investigativas e de denúncia, cumprindo nosso papel de fiscalizar o poder, é a nossa independência editorial.

Essa independência só existe porque somos financiados majoritariamente por leitoras e leitores que nos apoiam financeiramente.

Quem nos apoia também recebe todo o nosso conteúdo exclusivo: a versão completa da Matinal News, de segunda a sexta, e as newsletters do Juremir Machado, às terças, do Roger Lerina, às quintas, e da revista Parêntese, aos sábados.

Apoie-nos! O investimento equivale ao valor de dois cafés por mês.
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Gostou desta reportagem? Ela é possível graças a sua assinatura.

O dinheiro investido por nossos assinantes premium é o que garante que possamos fazer um jornalismo independente de qualidade e relevância para a sociedade e para a democracia. Você pode contribuir ainda mais com um apoio extra ou compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! Faça login e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?