Música | Notas

“Manipulata” é o novo single de Dizin

Change Size Text
“Manipulata” é o novo single de Dizin Foto: Isaias Nani/Divulgação

Dizin é o apelido de pré-adolescência de João Diniz Lira, jovem artista paulistano de 18 anos, que lança seu primeiro álbum, The Time Has Come, em 30 de abril. Até lá, três singles chegaram às plataformas digitais. Agora é a vez do terceiro, intitulado de Manipulata.

Manipulata retrata a sensação de desespero causada pelo excesso de informação dos dias de hoje. O título da música é uma junção das palavras “Manipulation” e “Data”, se referindo à manipulação dos dados aos quais temos acesso.

“O subtítulo, “Can’t You Just Stop”, é uma frase recorrente na música, o grito de desespero do eu lírico para que tudo aquilo pare. Apesar de ser uma das músicas que escrevi há mais tempo, sinto ela perfeitamente adequada ao momento atual, trazendo até mesmo significados que não estavam presentes na época que compus, como o contraste do isolamento com a sobrecarga de informações que cito logo no primeiro verso”, conta Dizin.

É uma música pesada, em temática e em sonoridade, tendo um dos refrões mais explosivos do álbum, produzido pelo Martin Mendonça, que o artista lança em abril. Assim como Sky, o segundo, Manipulata conta com o André Dea na bateria e o Gui Almeida no baixo. Dessa vez, o Paulo Kishimoto ao invés do lapsteel gravou um órgão, que explode junto com o refrão. Também foi mixada pelo Tofu Valsechi e masterizada pelo Dudinha.

Guns N’ Roses, System of a Down, The Killers, Arctic Monkeys, Halestorm, Pitty, Scalene, Supercombo são algumas das influências musicais do compositor. “Fui apaixonado pela música durante minha vida toda. Com um pai músico, cresci rodeado de instrumentos musicais, compondo e fazendo apresentações para a família sempre que possível”, conta o músico, que é filho de Lirinha, compositor pernambucano, frontman do Cordel do Fogo Encantado

Escute Manipulata aqui.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?