Música | Notas

Acervo Elis Regina recebe coleção que pertenceu a Zeca Kiechaloski

Change Size Text
Acervo Elis Regina recebe coleção que pertenceu a Zeca Kiechaloski Quadro/foto com dedicatória de Elis para Zeca. Foto: Kenvin Nicolai/Divulgação

O diretor da CCMQ, Diego Groisman, empenhado pessoalmente no transporte, organização e catalogação das peças, destaca o valor histórico da coleção, que conta com itens pessoais raros, doados pela própria cantora ao amigo, muitos deles com dedicatórias de Elis.

— A coleção particular de Zeca Kiechaloski agrega material histórico de extremo valor ao espaço que celebra a memória de Elis, representado a maior doação individual ao acervo, desde que foi criado, 15 anos atrás — comemora Groisman.

Além das peças que passam a compor o acervo Elis Regina, os familiares de Zeca Kiechaloski também destinaram mais de mil CDs para a Discoteca Pública Natho Henn, sediada na CCMQ.

— Trata-se de um verdadeiro tesouro fonográfico, com gravações raras e registros de um momento singular da MPB. Um verdadeiro trabalho de anos de curadoria feita por um estudioso apaixonado da cultura brasileira e uma figura essencial na cultura local — observa Cida Pimentel, diretora do Instituto Estadual de Música (IEM), responsável pela Discoteca.

Cássio Kiechaloski Correia de Mello, sobrinho de Zeca, conta que a doação foi definida consensualmente por toda a família: “A decisão por doar o material à Casa de Cultura foi para que mais pessoas tivessem acesso ao acervo que o Tio Zeca juntou durante toda a vida. Um dos itens exclusivos é o quadro com o cartaz de um show de Elis, aqui em Porto Alegre, que ela autografou e deu para o meu tio”, relata Cássio.

A família Kiechaloski, assessorada pelo jornalista cultural Ivan Mattos, amigo de Zeca, já havia destinado uma grande quantidade de filmes para o acervo da Cinemateca Capitólio.

— Esse material também está à disposição dos alunos da Casa de Teatro de Porto Alegre, aos cuidados de Zé Adão Barbosa, grande amigo do Tio Zeca. Certamente ele ficaria muito feliz de saber que o acervo ajudará na formação de novos públicos — assinala Cássio Kiechaloski Correia de Mello.

Zeca Kiechaloski (1954 -2020) – Ator, escritor, advogado e jornalista porto-alegrense, autor de biografia de Elis Regina, para a coleção Esses Gaúchos, lançada pela Editora Tchê/RBS (1984), e do livro Ao Mestre com Carinho, sobre o diretor de teatro Luiz Paulo Vasconcellos. No cinema, atuou nos filmes Verdes Anos, de Carlos Gerbase e Giba Assis Brasil (1984); Aqueles Dois, de Sérgio Amon (1985); Sonho Sem Fim (1985), dirigido por Lauro Escorel; O Mentiroso (1988), com direção de Werner Schünemann, e A Cabeça de Gumercindo Saraiva (2018), dirigido por Tabajara Ruas.

Disco raro da década de 70 presenteado por Elis ao amigo e biógrafo. Foto: Kevin Nicolai/Divulgação
Parte dos itens recebidos já estão expostos no Acervo Elis Regina. Foto: Kevin Nicolai/Divulgação
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?