Música | Notas

Bia Ferreira inicia 2024 com clipe “Benção da Prosperidade” e agenda de shows

Change Size Text
Bia Ferreira inicia 2024 com clipe “Benção da Prosperidade” e agenda de shows Foto: Pedro Barros

A cantora, compositora e multi-instrumentista Bia Ferreira começa 2024 lançando o clipe de Benção da Prosperidade como um presságio para o ano novo que se inicia. Canção do álbum Faminta (2022), o audiovisual, com realização do coletivo TAUMKAOSAKI, foi gravado em Lisboa durante sua World Tour 2023. O primeiro show do ano da artista acontece no dia 14 de janeiro no globalFEST, no Lincoln Center (Nova York).

Ainda em janeiro, no dia 19, ela se apresenta no Dragão do Mar, em Fortaleza, e no dia 24, no SESC Vila Mariana, em São Paulo. Já em fevereiro, ela embarca para uma turnê no Canadá e o show no Queen St Fare no dia 23, em Ottawa, já foi anunciado. Em março e abril, ela estará em Portugal e os concertos no dia 28, em Águeda, e no dia 1 no Music Box, em Lisboa, também foram divulgados.

A sequência de shows pelo mundo faz parte da estratégia de internacionalização que Bia Ferreira começou a desenvolver com a Pinuts Music Agency, de Portugal, quando fecharam parceria em 2019. Durante quatro anos, a artista embarcou para a Europa para se apresentar para o público e o mercado, conquistando aos poucos espectadores e fãs por onde passava. A virada aconteceu em outubro de 2022, quando foi destaque em uma das principais feiras de negócios de música do mundo, a WOMEX, após uma apresentação aclamada pela audiência no tradicional Cinema São Jorge, em Lisboa.

O ano de 2023 foi muito próspero. Já em janeiro, foi a única representante brasileira no projeto Tiny Desk meets globalFest. E além de seus shows no Brasil, entre eles o recente Primavera na Cidade (Primavera Sounds São Paulo), realizou 50 apresentações em 11 países da Europa e da América do Norte, de maio a outubro. Foi a artista independente brasileira que mais fez shows internacionais no contexto dos principais festivais de World Music do planeta. 

Divulgando o afeto como tecnologia de sobrevivência, se apresentou em palcos como do Shambala Festival, em Northamptonshire, segundo maior festival da Inglaterra (atrás apenas do Glastonbury), sendo a única brasileira no line up. No Paléo Festival, em Nyon (Suíça), dividiu a audiência com artistas como Black Eyed Peas, Phoenix, Interpol, Alt-J e Sigur Rós. No North Sea Jazz, em Rotterdam (Holanda), se apresentou ao lado de nomes como Lizzo, Janelle Monáe, Tom Jones, Esperanza Spalding e Jill Scott. Ao finalizar o espetáculo, a plateia ficou cantando por 7 minutos sua música de encerramento, Sharamanayas, fazendo com que a artista e sua banda retornassem ao palco três vezes para agradecer.

“Eu espero que em 2024 eu possa plantar no coração das pessoas a semente do afeto, a vontade de voltar a consumir arte no seu todo. O que eu espero desse ano é muita coisa bonita, muitas parcerias legais, muitas possibilidades de ampliar o público que eu atinjo. Essa é a minha pira para esse ano: é poder florescer”, poetisa. “Eu venho muito tempo em um outono, a primavera e o verão estão chegando e o que eu espero é poder dar flores bonitas. Eu quero poder florescer como árvore no solo que me for fértil: Nova York, Canadá, Portugal, Espanha, Alemanha, onde for. Eu quero florescer em solos férteis.”

AGENDA BIA FERREIRA 2024

JANEIRO
14 – globalFEST no Lincoln Center, Nova York (EUA)
19 – Dragão do Mar, Fortaleza 
24 – SESC Vila Mariana, São Paulo

FEVEREIRO
23 – Queen St Fare, Ottawa (Canadá)

MARÇO
28 – Águedo (Portugal)

ABRIL
1 – Music Box, Lisboa (Portugal)

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?