Educação | Notas

Chiquinho Divilas coordena mais uma edição do projeto Cultura Hip Hop nas Escolas

Change Size Text
Chiquinho Divilas coordena mais uma edição do projeto Cultura Hip Hop nas Escolas Foto: Breno Dallas/Divulgação

Contemplado com o Prêmio Funarte de Festivais de Música 2020, o Festival Música de Rua apresenta o projeto Cultura Hip Hop nas Escolas que, entre 21 a 26 de junho, vai mobilizar os estudantes do Centro de Formação Profissional Murialdo, sob a coordenação do rapper Chiquinho Divilas.

A proposta é instigar os estudantes para uma imersão no universo da Cultura Hip Hop, com atividades de formação e criação. A programação será realizada no Teatro Murialdo e no salão da escola, no Centro e na unidade do Bairro Santa Fé da instituição. O primeiro dia será híbrido, entre o presencial e o online. As demais atividades serão presenciais, em espaço amplo, com distanciamento social e ocupação reduzida, seguindo os protocolos sanitários.

As atividades começam segunda-feira (21/6) com a palestra O Estudo é a Cura, com Chiquinho Divilas, seguindo da Oficina Genealogia do Hip Hop, também coordenada pelo rapper, que fará ainda uma apresentação musical.

Na terça-feira, Chiquinho Divilas coordena a Oficina de Rimas pela manhã no Bairro Santa Fé e, à tarde, no Murialdo do Centro. Já na quarta-feira o músico e pesquisador Rafael De Boni entra em cena para falar sobre a Pajada e a suas relações com o Rap a partir da obra de Jayme Caetano Braun e José Hernandez, em Martin Fierro. O dia também inclui a participação do poeta, jornalista e professor Dinarte Albuquerque Filho, que ministra as palestras O Que é Poesia e A Poesia e a Cidade.

Na quinta-feira, a designer de moda Julia Webber fala sobre Moda Urbana e Moda Contemporânea enquanto a artista Fernanda Rieta vai contar a História do Graffiti e suas relações com a Cultura Hip Hop.

Na sexta o espaço é para as atividades finais: pela manhã e à tarde, no Bairro Santa Fé e no Centro, tem a oficina de Produção Musical, com a gravação das rimas feitas pelos estudantes criadas a partir dos conteúdos debatidos durante a semana. Já no sábado, às 9h, no Bairro Santa Fé, será feita uma pintura coletiva de um graffiti com participação dos estudantes.

O projeto tem como parceiros a Marcopolo, Pisani Plásticos, Neo Technology, Metadados, San Martin, Fundação Marcopolo, Focco e Kolosh.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?