Artes Visuais | Educação | Notas

Fundação Municipal de Artes de Montenegro, a Fundarte, completa 48 anos

Change Size Text
Fundação Municipal de Artes de Montenegro, a Fundarte, completa 48 anos Fachada Fundarte/Divulgação

No próximo dia 7 de junho a Fundação Municipal de Artes de Montenegro, a Fundarte, completa 48 anos. Em meio a pandemia, a fundação se reinventou, continua atendendo todos os seus alunos, de forma remota, promovendo eventos, todos on-line transmitidos nas redes sociais da Fundarte, e com toda a estrutura do prédio funcionando. Para marcar os 48 anos da Fundarte, será apresentado um show com Elias Barboza Quinteto.

Atualmente a Fundarte tem como diretora executiva Júlia Maria Hummes, que foi diretora da instituição anteriormente e voltou ao cargo em abril de 2020: “no dia 26 de abril de 2020 assumi a Direção Executiva da Fundarte já de máscara. Estávamos no início da pandemia do COVID-19, vírus que não conhecíamos e que na verdade ainda não conhecemos. Ninguém imaginava que este isolamento fosse durar tanto tempo. E as Artes por um lado sendo as melhores companheiras no isolamento, foram também as mais prejudicadas, pois desapareceu por um bom tempo o fazer presencial. Diante de todo esse desafio, a Fundarte teve que se reinventar e a arte, que depende tanto da presença, continua viva, porém de outra forma, destaca Júlia.

Fiel a proposta de educar através e com a arte, é através do trabalho dos professores que a instituição se mantém ativa e mantendo a produção educacional, mesmo agora na pandemia. Para o assessor da área da dança, Patrick Moraes, o distanciamento social fez com que os professores precisassem se adaptar e estudar novas formas de ensinar: “com o passar do tempo fomos aprimorando nossas metodologias e adaptando nossos conteúdos, o que vai além do esperado e para a nossa satisfação, recebemos diversos depoimentos de alunos e familiares do quanto nossas aulas estão sendo importantes em todos os sentidos, nesse momento. São momentos de interatividade com os colegas, de olhar para si, de se divertir e talvez esquecer por um segundo o que estamos passando”.

O início da Fundarte foi em 1910. Depois de um período fechado, o Conservatório de Música de Montenegro foi reaberto em 2 de julho de 1959, durante a gestão do Prefeito Hélio Alves de Oliveira. Depois de mais um período fechado, no dia 7 de junho de 1973, durante os festejos do Centenário de Montenegro, o Conservatório foi reaberto, sob a direção da professora Therezinha Petry Cardona.

Atuando como Escola de Artes, que proporciona ensino e pesquisa nas quatro áreas da expressão artística – Artes Visuais, Dança, Música e Teatro – a Fundação recebe anualmente centenas de alunos, com idade entre 3 e 96 anos.

Além disso, a Fundarte, desde o ano de 2000, tem a concessão de um Canal de TV Educativo, Canal 53.1. Na área das artes visuais tem a Galeria de Arte Loide Schwambach que visa estimular, fomentar, mostrar e difundir a produção artística contemporânea, local, nacional e internacional. A Fundação conta também com uma editora, que tem como objetivo central publicar obras ligadas a Educação e Arte. Na área dos eventos, a Fundarte oferece anualmente para a comunidade diversos espetáculos, a maior parte deles gratuitamente. Agora na pandemia, continuam acontecendo, porém virtualmente.

Apresentação virtual da Camerata de Violões – Projeto Ação Comunitária Fundarte/Divulgação

Tudo isto faz da Fundarte um dos principais polos culturais da cidade, com promoção de eventos culturais e principalmente com o ensino de Artes. Trabalha há 48 anos acreditando no poder, muitas vezes transformador da arte. Therezinha, que plantou essa semente, olha com orgulho o caminho que a instituição percorreu: “orgulho por tudo que foi construído. Orgulho porque até hoje continua com os mesmos princípios de retidão, honestidade, respeito a todos, seriedade no trabalho, formando tantos e tantos músicos e artistas para o mundo, servindo de exemplo e mostrando ao País o que pode ser feito em todas as cidades, por menor que seja”.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?