Notas

Juçara Marçal e Rico Dalasam falam sobre ancestralidade, cultura e futuro em podcast

Change Size Text
Juçara Marçal e Rico Dalasam falam sobre ancestralidade, cultura e futuro em podcast Cartaz. Foto: Natura Musical/Divulgação

O que muda quando a gente se conecta com a nossa ancestralidade? Conhecer o passado nos permite entender melhor a nossa identidade individual e coletiva e construir novos imaginários e referências para o futuro. Esse é o tema do terceiro episódio do podcast Nos Encontramos na Música, que já está disponível nas plataformas digitais.

Para a conversa, Sarah Oliveira recebe Juçara Marçal e Rico Dalasam, artistas ímpares em suas trajetórias e nas relações que eles estabelecem com suas origens através da música e da arte.

No programa, batizado como Música e a Expressão da Nossa Identidade, os convidados batem um papo sobre ancestralidade, heranças e referências culturais para a construção da própria história.

— Nós, pessoas negras, temos sido muito chamadas para falar sobre ancestralidade. Isso acontece, sobretudo aqui no Brasil, porque estamos tratando de violência, de massacre, algo que foi tirado de nós. Falar de ancestralidade, no nosso caso, é falar dessa necessidade de reconstrução das nossas raízes — explica Juçara.

Rico Dalasam complementa que a música pop produzida por pessoas negras e periféricas em todo o Brasil tem em sua essência um desejo de aceitação, auto-estima e amor.

— Essas músicas falam sempre muito sobre o desejo pelo afeto. O pagode tem muito disso. E a subjetividade pelo afeto também está presente em qualquer coisa que eu faça. Colocar no mundo que eu sou um ser amável, que eu sou alguém que ama e não estou aqui para ser apenas resistência — explica o cantor.

Escute o podcast aqui.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?