Cinema | Notas

Mostra de Cinemas Africanos lança Revista Crítica

Change Size Text
Mostra de Cinemas Africanos lança Revista Crítica "A Garota do Moletom Amarelo". Foto: Kibuuka Mukisa

A Mostra de Cinemas Africanos lança no dia 15 de abril a publicação eletrônica Revista Crítica de Cinemas Africanos. Para sua estreia, foram reunidos cerca de 20 textos, entre críticas, ensaios e perfis, além de traduções para o português de publicações especializadas. O site também recupera entrevistas em vídeo feitas com cineastas africanos realizadas dentro da Mostra. 

A compilação de textos revela a diversidade de estéticas, narrativas e estilos dos filmes africanos, tanto clássicos quanto contemporâneos. Muitos dos títulos analisados foram exibidos pela Mostra de Cinemas Africanos, como o ugandês A Garota do Moletom Amarelo, o nigeriano Juju Stories, e os quenianos Softie e Supa Modo. Outros longas disponíveis no Brasil, como o franco-senegalês Atlantique e o angolano Ar-Condicionado, também aparecem nas críticas. Filmes já considerados clássicos, como África no Sena e Touki Bouki também ganham destaque.

Espaço dedicado à cinematografia do continente africano e sua diáspora, a Revista Crítica surge com o objetivo de contribuir para a diminuição da invisibilidade destas produções nos circuitos de crítica e jornalismo cultural no Brasil. 

Foram convidados críticos de todo o Brasil, como Lorenna Rocha (BH), Gabriel Araújo (BH), Luiz Santiago (RJ), Juliana Costa (RS), e colaboração de pesquisadores como Letícia Santinon (SP), Analu Bambirra (PR) e Marcelo Esteves (RJ). Entre os convidados destacam-se nomes da Bahia, como Rafael Carvalho, Amanda Aouad, Wanderley Teixeira, Lucas Ravazzano, além das pesquisadoras Jusciele Oliveira, Laiz Mesquita, Evelyn Sacramento, Christina Mariani, Detoubab Ndiaye e Marcelo Ribeiro.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?