Cinema | Notas

Mostra de Cinemas Africanos realiza edição em parceria com Cineclube Mário Gusmão

Change Size Text
Mostra de Cinemas Africanos realiza edição em parceria com Cineclube Mário Gusmão Descobrindo Sally (2020), de Tamara Dawit (Etiópia). Foto: Reprodução

Entre os dias 12 e 22 de março acontece a edição especial da Mostra de Cinemas Africanos junto ao Cineclube Mário Gusmão, projeto de extensão da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Composta por filmes africanos contemporâneos, muitos inéditos no Brasil, a programação inclui a exibição de sete documentários em longa-metragem e 14 curtas de ficção, todos legendados em português e disponíveis apenas em território brasileiro.

A exibição dos filmes acontece de forma online e gratuita, em parceria com a Spcine Play, única plataforma pública de streaming do Brasil. Maiores informações no site mostradecinemasafricanos.com.

Os filmes de longa-metragem ficam disponíveis a partir das 19h, por 72h, após sua data de estreia e têm limite de visualizações específicas para cada título. Já os curtas (divididos em três programas) ficam disponíveis no mesmo horário, a partir das respectivas datas de estreia até o fim da Mostra e sem limite de visualizações.

A curadoria de longas é assinada por Ana Camila Esteves e Beatriz Leal Riesco, idealizadoras da Mostra de Cinema Africanos.

— O recorte curatorial de toda a Mostra atende à demanda por promover o contato com as estéticas e narrativas presentes na cinematografia africana contemporânea, ainda pouco conhecida pelo público brasileiro — destaca Ana Camila Esteves.

Além dos filmes, a programação conta com comentários de especialistas nos três programas de curtas, uma mesa redonda sobre o documentário nos cinemas africanos contemporâneos e a produção de um catálogo com apresentações dos filmes e textos de convidados.

Para assistir aos filmes é preciso entrar no site e fazer um rápido cadastro na plataforma parceira Looke. Em seguida é só clicar na aba do site referente à Mostra de Cinemas Africanos e escolher o título desejado. Os filmes ficam disponíveis na plataforma exclusivamente durante o período da Mostra, dentro da programação, e somente em território brasileiro.

Invisíveis (2019), de Joel Haikali (Namíbia). Foto: Reprodução

Esta edição especial da Mostra de Cinemas Africanos tem realização da Ana Camila Comunicação e Cultura e Cineclube Mário Gusmão, com parceria da Spcine Play. O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?