Cultura | Notas

Obra de restauro da Casa Merlin é inaugurada em Bento Gonçalves

Change Size Text
Obra de restauro da Casa Merlin é inaugurada em Bento Gonçalves Foto: Rafael Varela/Divulgação

Patrimônio Histórico de Bento Gonçalves, a maior casa de pedra da região, a Casa da Memória Merlin foi restaurada por meio de um projeto que também previu novo uso de suas instalações. A inauguração ocorreu na manhã desta terça-feira (29/6), na Linha Palmeiro, com a presença da secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo; do prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira; do secretário de Cultura do município, Evandro Soares; da presidente da Associação Caminhos de Pedra, Maristela Pastorello Lerin; de representantes da Oltramari Arquitetura, empresa responsável técnica e pela execução da obra; e da gestora cultural, Cristina Seibert Schneider.

A Casa da Memória Merlin tem espaço para exposições temporárias relacionadas à imigração italiana na região, bem como à memória do processo de construção da edificação e da família Merlin. Ao mesmo tempo, a edificação passa a ter uma finalidade cultural voltada às necessidades da comunidade, entre elas, ser sede da Associação Caminhos de Pedra que possui mais de 25 anos e mais de 70 associados, constituindo um roteiro turístico consolidado na região.

O local será sede, ainda, para a realização das atividades culturais desenvolvidas por grupos folclóricos, como o Grupo de Danças Folclóricas Italianas Caminhos de Pedra (adulto e infantil), Coro Caminhos de Pedra, Grupos de Flautas Doces, Grupo Teatral São Miguel e Banda Musical São Pedro.

A preocupação com a guarda do acervo das famílias dos descendentes dos imigrantes italianos e da própria edificação será contemplada com instalação de uma reserva técnica, uma sala de restauração e espaço para pesquisa.

A partir desta semana, o local estará aberto à visitação mediante agendamento.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?