Cultura | Notas

“OSPA em Movimento”: Orquestra Sinfônica de Porto Alegre anuncia nova temporada

Change Size Text
“OSPA em Movimento”: Orquestra Sinfônica de Porto Alegre anuncia nova temporada Foto: Leandro Rodrigues/Divulgação

Entre março e dezembro de 2023, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) realiza uma nova temporada, batizada de OSPA em Movimento. Ao longo do ano, estão previstos mais de 80 espetáculos, incluindo viagens pelo interior do Estado, convidados de renome internacional e grandes produções, como óperas e espetáculos da Série Pop. O lançamento de um novo álbum também está nos planos da Orquestra. A partir das 12h de sexta-feira (3/3), o público já poderá adquirir ingressos para os eventos do primeiro semestre na plataforma Sympla.

A programação completa do ano foi anunciada na noite de quinta-feira (2/3) pelo maestro e diretor artístico da Orquestra, Evandro Matté, durante evento para convidados na Casa da OSPA. 

Entre as atrações da programação, a Série Casa da OSPA, principal da temporada, prevê 25 concertos, sempre aos sábados, às 17h. Na abertura da temporada, dia 11 de março, o maestro Evandro Matté rege um programa com muito apelo popular, dividido entre Heitor Villa-Lobos e George Gershwin.

A soprano japonesa radicada em Porto Alegre Eiko Senda é convidada a interpretar Bachianas Brasileiras nº 5, e a pianista brasileira Sylvia Thereza é a solista em Concerto para Piano em Fá Menor, de Gershwin. Um pouco antes da apresentação, o pianista Max Uriarte comenta e contextualiza as obras que serão executadas pela orquestra. A fala integra o Notas de Concerto, projeto que aproxima o público da música ao convidar especialistas para comentar o repertório e que terá continuidade em 2023, sempre às 16h, antes dos concertos da Série Casa da OSPA.

Grandes nomes da música em nível nacional e mundial farão parte da temporada OSPA em Movimento: o clarinetista Sérgio Pires (Portugal), a regente Catherine Larsen-Maguire (EUA), a pianista Sylvia Thereza (Brasil), a regente Alba Bomfim (Brasil), o maestro Raphael Haeger (Alemanha), o regente Michael Repper (EUA) e o pianista Dénes Várjon (Hungria), entre outros.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?